Portal IFNMG - Curso de Eletricista vai preparar egressos do sistema prisional para voltar ao mercado de trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Curso de Eletricista vai preparar egressos do sistema prisional para voltar ao mercado de trabalho

Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 08h19 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 14h47
imagem sem descrição.

Representantes do IFNMG discutem com a gestora social da Unidade de Prevenção Social à Criminalidade, Vanessa Silva (à esq.), últimos                 ajustes para oferta do curso

 

Oferecer formação técnica e profissionalizante e favorecer a reintegração de egressos do sistema prisional na sociedade e no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Projeto Alvorada, que prepara a oferta, pelo IFNMG-Campus Montes Claros, da primeira turma do curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa de Tensão, com 30 vagas para ex-detentos. O início do curso está previsto para o segundo semestre deste ano, a duração será de um ano.

O Projeto Alvorada é uma ação conjunta do IFNMG com a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para a oferta do curso, estão previstos recursos da ordem de R$ 664 mil reais em bolsas, a serem concedidas a professores, gestores e alunos. Essa será a primeira edição no IFNMG do projeto iniciado pela parceira entre o Instituto Federal de São Paulo-Campus Campos e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, e que passou a ser referência nacional, com previsão de ser implantado em 32 instituições, contando com recursos na casa de R$ 22 milhões para este ano.

A oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista Instalador Predial de Baixa de Tensão foi definida a partir da demanda apresentada pelo Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PRESP) de Montes Claros. Serão formados profissionais qualificados para executar e manter projetos de redes elétricas prediais de baixa tensão. O instalador eletricista estará apto para atuar nos segmentos de construção civil, instalações provisórias em canteiros de obras, palcos de shows e execução de novas instalações elétricas atendendo as normas vigentes de qualidade e segurança. Além disso, fazem parte da capacitação o incentivo à ação empreendedora e o acompanhamento psicossocial, que acontecerão paralelamente à formação técnica.

Desafios

A gestora social da Unidade de Prevenção Social à Criminalidade, Vanessa Alves Silva,  explica que o PRESP tem como objetivo garantir o acompanhamento de homens e mulheres que retomam a vida em liberdade após experiência prisional, bem como o de seus familiares, buscando favorecer o acesso a direitos sociais e promover condições para sua inclusão social. Nesse contexto, ela afirma que “o Projeto Alvorada, além de proporcionar uma ação articulada entre diferentes atores da rede de proteção social e o Sistema de Justiça Social, proporcionará aos participantes uma oportunidade de formação/qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho respeitando as singularidades do público”.

No IFNMG, o Projeto Alvorada será coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e pelo Campus Montes Claros. “É um desafio muito grande! Um desafio muito especial desenvolver um projeto com essas pessoas que são egressas do sistema prisional e trazê-las para dentro do campus e promover sua inclusão. Enfatizamos que, ao adentrar no Instituto, eles não serão mais egressos do sistema prisional, mas alunos, e cabe a nós, como missão institucional, contribuir para a formação cidadã, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, comenta a pró-reitoria de Extensão, professora Maria Araci Magalhães.

O coordenador geral do projeto no IFNMG, Rony Enderson de Oliveira, enfatiza o caráter transformador da ação: “É um projeto muito completo, com uma metologia de acolhimento que engloba não somente a formação e a preparação para o mundo do trabalho, mas todo o itinerário formativo do aluno, e contribui não apenas para a formação técnica e, sim, para a formação cidadã.”

O diretor-geral do IFNMG-Campus Montes Claros, professor Renato Cota, reconhece o desafio e a responsabilidade que será implementar esse projeto, mas está certo de que sua execução vai ao encontro da missão institucional do IFNMG, que passa pela transformação da vida das pessoas, dando a elas uma nova oportunidade. “Acreditamos que projetos como esse são essenciais para contribuir com a redução da vulnerabilidade social e para proporcionar novas oportunidades e horizontes a esse público, permitindo sua inserção no mundo do trabalho”, aposta.

De acordo com o Conselho Diretor da Fadetec, o projeto Alvorada, por ser uma ação interinstitucional, é um projeto desafiador para todos os envolvidos na sua gestão. Para aumentar os grandes nomes nesta ação, o Projeto Alvorada, conta ainda com a participação da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (Fadetec), que irá desenvolver a gestão interna do projeto. Após a restruturação da Fundação no ano de 2018, a nova gestão procura manter parceiras, estreitando laços com o ensino, pesquisa e extensão. "O Projeto Alvorada é mais um exemplo que estamos juntos para o crescimento institucional e regional", destaca o Conselho Diretor da Fadetec. 

Fim do conteúdo da página