Portal IFNMG - O protagonismo dos alunos foi a principal mensagem do II Encontro de Lideranças Estudantis do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 18h29 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 18h40
Mais de 70 estudantes participaram do II Encontro de Lideranças Estudantis, realizado no Campus Januária. Entre as discussões no evento, o protagonismo jovem foi destaque, sobretudo pelo viés da importância de o estudante ser o principal ator na proposição de soluções
imagem sem descrição.

Mais de 70 estudantes, representantes dos grêmios e dos diretórios acadêmicos de todos os 11 campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) se reuniram no II Encontro de Lideranças Estudantis, realizado nos dias 30 e 31 de outubro. Na semana passada, no dia 22/11, o presidente do Diretório Acadêmico do Campus Montes Claros, Jaudir Aguiar Almeida Junior, acadêmico do 8º período do curso de Ciência da Computação, apresentou aos membros do Colégio de Dirigentes do IFNMG os principais resultados do encontro e as propostas de soluções e melhorias elencados pelos estudantes do Instituto.

Os resultados e as propostas foram retirados dos grupos de trabalhos, que tinham os seguintes temas como eixo das discussões: Comunicação, Assistência Estudantil, Infraestrutura, Pesquisa, Extensão e Ensino, Cultura e Instituição e Liderança Estudantil. Esses temas foram selecionados pelos próprios alunos durante o encontro por meio de uma metodologia baseada na resolução de conflitos.

Segundo a servidora Júnia Maria da Costa, que é coordenadora da Coordenadoria de Programas e Projetos e Protagonismo Estudantil, os participantes compreenderam o propósito do movimento estudantil, que, segundo ela, consiste em “ouvir as bases, porque as pautas de luta nascem das bases”.

Na Reitoria do IFNMG, os grêmios estudantis e os diretórios acadêmicos estão vinculados à Coordenadoria de Programas e Projetos e Protagonismo Estudantil (CPPE). Nos campi, eles estão vinculados ao Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários (NAEC).Tanto o CPPE e o NAEC estão ligados à Assistência Estudantil.

Jaudir e Junia

Durante o Colégio de Dirigentes, Jaudir Aguiar (à esquerda), acadêmico do 8º período do curso de Ciência da Computação, apresentou os resultados do II Enocontro de Dirigentes e as propostas de ação formuladas pelos estudantes. A servidora Júnia Maria (à direita), coordenadora da Coordenadoria de Programas e Projetos e Protagonismo Estudantil, atuou junto aos alunos na organização do evento

Todos responsáveis pela mudança

Jaudir Aguiar contou que, nos dois dias de encontro, os estudantes foram ouvidos para saber quais eram os principais problemas. “Depois, aglutinamos esses problemas em tópicos e dividimos os grupos de trabalho com no mínimo cinco participantes e no máximo 12”, relatou. Ao final, foi produzido um relatório com os indicadores que foi apresentado no último dia do evento ao reitor substituto e diretor-executivo, André Luís Rabelo Cardoso.

Para o reitor substituto, as proposições dos alunos eram desde a ventiladores que não funcionam em sala de aula até ocorrências mais graves. As propostas tornaram-se um documento e, a partir dele, cada diretor e cada pró-reitor ficaram de dar os encaminhamentos necessários para solucionar os problemas. De acordo com André Cardoso, as demandas mais fáceis, de imediato, já foram solucionadas.

Sobre a participação dos estudantes para resolver os problemas e conflitos que ocorrem no IFNMG, o reitor substituto disse: “Às vezes, falta uma sensibilidade dos gestores, que, muitas vezes, ficam imersos nos documentos e processos e deixam de ouvir o aluno e captar esses problemas. O aluno do Instituto sabe do professor que falta, do ventilador que não está funcionando, do ônibus que quebrou. A proximidade do diretor, por exemplo, com o nosso aluno faz com o que a gestão tenha consciência de muitas ações que precisam ser feitas. Mas essa comunicação nem sempre é tão fácil e tão simples, por isso o encontro é importante, porque é um momento em que o aluno fala o que ele pensa e o que ele acha, e com isso, a gente refaz o direcionamento institucional sem precisar esperar quatro anos para uma próxima eleição. Pois é o aluno que direciona para a gente poder refazer ou alterar alguma meta que tínhamos estabelecido”.

Foto de Jaudir em Colégo de Dirigentes

Durante reunião do Colégio de Dirigentes, diretores e pró-reitores acolheram as socitações dos estudantes e já deram encaminhamentos, principalmente para resolver as demandas mais simples, mas não menos importantes

Segundo Jaudir, o segundo encontro também serviu para quebrar paradigmas, entre eles a de que o jovem não é capaz de mudar a realidade institucional. “O jovem pode, realmente, mudar a realidade institucional. Pode mudar a instituição onde estuda por meio da sua participação ativa, mas participar não é só reclamar, é, principalmente, lutar e propor soluções, fazer parte da solução. Foi essa a mensagem que a gente quis passar nesse segundo encontro”.

O I Encontro de Lideranças Estudantis foi realizado pela primeira vez no ano passado no Campus Montes Claros. O evento é uma das principais oportunidades de integração, discussão e encaminhamentos entre discentes, representantes estudantis e a gestão do IFNMG.

O próximo Encontro de Lideranças, em 2019, já tem cenário garantido. Será a cidade de Arinos, que é banhada pelo rio Urucuia, um dos maiores afluentes do São Francisco. O mês provável é outubro, o que é um pedido dos próprios alunos, a fim de marcar a ocupação dos institutos, escolas e universidades do país no ano de 2016.