Portal IFNMG - Dia 30/09 é o prazo final para solicitar isenção das taxas de inscrição para o Vestibular e o Processo Seletivo do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 16h15 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 16h35
imagem sem descrição.

A isenção das taxas de inscrição para o Vestibular e o Processo Seletivo pode ser solicitada até o próximo domingo, dia 30/09. O IFNMG assegurará isenção total do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que comprovar possuir inscrição no CadÚnico e renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, comprovado mediante inscrição no CadÚnico.

Para solicitar a isenção da taxa o candidato deverá: a) realizar sua inscrição no portal eletrônico do Instituto Excelência e imprimir o seu comprovante de inscrição provisório; b) solicitar eletronicamente a isenção do pagamento da taxa de inscrição também no site do Instituto Excelência por meio da informação do número do NIS. A previsão é que a resposta seja publicada no dia 04/10. Até o dia 05/10 será permitido interpor recurso contra o resultado da relação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos. Até o dia 10/10 ocorrerá a publicação pós-recurso da relação de pedidos de isenção deferidos e indeferidos.

O candidato que teve seu pedido de isenção deferido estará automaticamente inscrito no Vestibular ou no Processo Seletivo. O candidato que teve seu pedido de isenção indeferido deverá realizar nova inscrição e efetuar o pagamento da GRU até o dia 18 de outubro de 2018.

Clique aqui para solicitar isenção.

Vagas

Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni oferecem vagas para os cursos superiores. Já as vagas para os cursos técnicos estão sendo oferecidas pelos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni.

Metade das vagas dos cursos superiores serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exceto no Campus Januária, onde todas as vagas para os cursos superiores são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que leva em conta as notas obtidas pelos candidatos no Exame nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato poderá concorrer nos dois processos de seleção: Sisu e Vestibular 1º/2019 do IFNMG. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo MEC.

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas e vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Leia mais em: Inscrições abertas para mais de 3 mil vagas para cursos técnicos e superiores no IFNMG