Portal IFNMG - IFNMG e Universidad Nacional de Villa María firmam parceria para mobilidade de estudantes e servidores entre Brasil e Argentina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 18h47 | Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 19h10
Parceria entre o IFNMG e Universidade da Argentina vai oportunizar que estudantes e servidores do IFNMG possam trocar experiências e pessoal nos campos da docência, da pesquisa e da cultura
imagem sem descrição.

“As grandes conquistas da humanidade foram obtidas conversando, e as grandes falhas pela falta de diálogo”. A frase é do físico inglês Stephen Hawking - que faleceu neste ano em decorrência de uma doença degenerativa que o deixou paralisado - e foi citada pela servidora responsável pela mobilidade acadêmica do IFNMG, Roberta Silva Santos, ao anunciar a celebração de mais um convênio entre o Instituto e uma Universidade estrangeira.

Além de parcerias com seis instituições de ensino e diversas entidades, como o Ministério da Agricultura na França, a AFS Intercultural Programs e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTS), o IFNMG, por meio da Coordenação de Relações Internacionais, acabou de firmar o Convênio Marco de Colaboração com a Universidad Nacional de Villa María (UNVM), que fica na província de Córdoba, na Argentina. É a primeira cooperação do IFNMG com um país da América Latina e, de acordo, com o convênio o Termo de Cooperação tem duração de cinco anos, podendo ser prorrogado. “Trata-se de um marco para a nossa instituição, tendo em vista que, até então, não tínhamos nenhuma cooperação na vertente sul-sul. Já era uma demanda antiga do IFNMG em termos de internacionalização, uma vez que a aproximação com países vizinhos facilitaria a aplicabilidade de ações de Pesquisa, Ensino e Extensão”, destacou Roberta Silva.

União que dará bons frutos

Por meio da parceria, as duas instituições concordaram em desenvolver programas anuais de intercâmbio científico e cultural que compreendem as seguintes ações: desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto; programas para realizar estudos de graduação, pós-graduação e pesquisas, intercâmbio de professores, pesquisadores, gestores e estudantes; intercâmbio de informação relativa a suas organizações, estruturas e funcionamento; realização de cursos, seminários, simpósios, entre outros eventos; intercâmbio de material bibliográfico e outras publicações.

A cooperação prevê a possibilidade de mobilidade de discentes e servidores, mas, a princípio, as ações do acordo serão voltadas para os servidores, já que não havia no Instituto nenhum convênio com esse propósito. Para isso, já foi assinado o Acordo de Colaboração Interuniversitário entre a Universidad Nacional de Villa María e o IFNMG para o programa de mobilidade e intercâmbio de docentes e pesquisadores (ProMIDI) e o Programa de Mobilidade e Intercâmbio de Gestores (ProMIG). A previsão é que no 1º semestre de 2019 o IFNMG enviará e receberá intercambistas através da parceria entre Brasil e Argentina.

Foto Cooperação com a Argentina

O acordo preconiza que para cada professor, pesquisador ou gestor em mobilidade ou intercâmbio, a Instituição de destino se comprometa a oferecer alojamento, alimentação e isenção de qualquer tipo de taxa para realizar disciplinas; servidores do IFNMG estiveram na Argentina em setembro e conheceram toda a estrutura da Universidade

A servidora do IFNMG Natália Colares Dumont, auditora, recebeu com entusiasmo e expectativa a notícia dessa cooperação com um país da América do Sul e voltada também para servidores. “Além da capacitação profissional, o servidor que tiver a oportunidade de conhecer a cultura argentina por meio de um tempo de imersão no país terá também a chance de ampliar os horizontes, pois passa a conhecer as diferenças e a entender o outro. E isso gera o respeito e ajuda na formação humana. Trata-se de uma troca cultural que vale muito a pena”, analisa a servidora, que ainda ressalta a possibilidade de aprender outra língua, ou aprimorá-la.

Missão na Argentina

Entre os dias 02 e 05 de setembro, deste ano, os servidores Roberta Santos, representante do Núcleo de Mobilidade Acadêmica, Renato Cota, diretor-geral do Campus Montes Claros e Thiago Lamonier, coordenador do Centro de Línguas, estiveram na cidade de Villa María, que possui aproximadamente 80 mil habitantes, para participarem da Semana de Internacionalização da UNVM.

Dentro da programação do evento, a servidora Roberta apresentou o artigo “Internacionalização: Experiências Exitosas de Mobilidade Acadêmica no IFNMG”. “Para mim, foi muito valioso poder representar o IFNMG e apresentar as ações da nossa instituição perante um agregado de representantes de entidades de ensino da América Latina. Percebi que o nosso trabalho de formiguinha no processo de internacionalização está se fortalecendo ao receber diversos convites para firmar parcerias”, afirmou a autora.

O evento contou com a participação de diversos representantes de instituições de ensino da América Latina, o que oportunizou uma grande visibilidade do IFNMG, atraindo outras universidades, como a da Universidad Autónoma de Encarnacion do Paraguay, que procurou o IFNMG, a fim de também desenvolver cooperação.

A comitiva brasileira aproveitou para conhecer toda a estrutura da Universidad Nacional de Villa María, que é referência na Argentina pela sua atuação na Pesquisa e na Extensão. Possui cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Línguas (Espanhol, Inglês e Sinais), Licenciatura em Matemática, Física, entre outros. Além disso, conta com o doutorado em Pedagogia e cursos de especialização em Gestão de Pequenas e Grandes empresas.