Portal IFNMG - Começou nesta segunda-feira no Campus Almenara a quinta edição dos JIFENMG, os jogos da integração institucional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 12h30 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h27
imagem sem descrição.

Os JIFENMG - Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – começaram nesta segunda-feira (17/09) em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, com a presença de mais de 500 alunos-atletas e 30 servidores dos 11 campi do IFNMG, reafirmando seu poder de promoção da integração institucional e reforçando o sentimento de unicidade do Instituto.

As competições das 11 modalidades já começaram na manhã da segunda e vão até sexta-feira, dia 17. Os resultados podem ser acessados nos boletins oficiais, no site ou no aplicativo dos JIFENMG.

A abertura oficial foi realizada durante a noite, com a desfile das 11 delegações – Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni –, apresentações culturais da banda do Campus Almenara “Clave de Fá” e do grupo de capoeira “Esporão”, entrada do mascote simbolizando o “Farol”, acendimento simbólico da pira olímpica, homenagem em poesia à cidade de Almenara e aos professores de educação física dos campi e discurso de autoridades e parceiros da cidade e dirigentes do IFNMG.

Além de representantes de estudantes e servidores, a solenidade contou também com a presença dos diretores-gerais dos campi e pró-reitores e diretores do IFNMG, que realizarão a reunião do Colégio de Dirigentes em Almenara nesta terça-feira.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva ressaltou a importância de os alunos que estudam no IFNMG defenderem de todas formas possíveis o legado, a proposta e o futuro dos Institutos Federais. “Em 10 anos de existência, nossa instituição que começou pequena passou a se fazer muito respeitada, inclusive o Campus Almenara, que nos presenteia com esses Jogos e com toda a sua estrutura. Mas precisamos ir muito mais além para continuarmos sendo capaz de transformar vidas. Temos andado com o pires na mão de porta e porta e sofrido muito para conseguir recursos para melhorar nossas estruturas para atender cada vez mais pessoas e contribuir efetivamente para a emancipação do Vale das Gerais”, disse o reitor, que agradeceu aos dirigentes, servidores e parceiros que trabalham incansavelmente para fazer os projetos acontecerem mesmo com todas dificuldades.

A pró-reitora de extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, destacou a oportunidade que os alunos do IFNMG têm em estudar em uma escola de qualidade, de inclusão e de formação em todos os sentidos, inclusive naqueles proporcionados pelo esporte e pelos Jogos. “O JIFENMG une os Vales, os Montes e os gerais. Que vocês tenham muita sorte e de vitórias e que esta formação de atleta possa fazer a diferença na vida de vocês”, disse.

O diretor-geral do IFNMG, Campus Almenara, Joan Brálio Mendes Pereira Lima, agradeceu à Reitoria, aos servidores, aos estudantes, ao Colégio de Dirigentes, à comissão central do JIFENMG e aos parceiros – em especial a prefeitura e o SESC de Almenara e destacou que é com esse trabalho conjunto que o IFNMG vem tentando ser de fato um agente da transformação regional. “Transformação não é fácil. A gente faz transformação com suor da camisa, com garra, com determinação, que não por coincidência são também valores que aprendemos no esporte. E vocês aqui terão uma semana intensiva de aprendizagem desses valores e de integração com os colegas e demais unidades do nosso Instituto”, disse o diretor.

jifenmg mesa
A mesa de honra da abertura do V JIFENMG foi composta (da esquerda para a direita): da representante dos estudantes e juramentista, a aluna do Campus Almenara, Maria Fernanda Miranda; do representante dos diretores de campi, diretor-geral do Campus Arinos, professor Elias Rodrigues de Oliveira Filho; da pró-reitora de extensão, professor Maria Araci; do diretor-geral do IFNMG – Campus Almenara, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima; do coordenador de extensão do Campus Almenara e presidente da Comissão Central do V JIFENMG, professor Joaquim Neto de Sousa Santos; da gerente da unidade do SESC Almenara, Engicley Ferreira Lopes Souza; do prefeito da cidade de Almenara, Ademir Gobira e do secretário de esportes do município de Almenara, Marcos Danilo Ramos.

jifenmg geral

Abertura contou com presença de estudantes-atletas representantes das 11 delegações

jifenmg juramento

Os atletas fizeram o juramento do espírito esportivo

jifenmg capoeira

Apresentação cultural do grupo de capoeira "Esporão", do Mestre Tião

jifenmg mascote

O mascote "Farol" entrou de moto e animou a abertura

jifenmg reitor

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva

jifenmg araci

A pró-reitora de Extensão, professora Maria Araci Magalhães

jifenmg joan

O diretor-geral do IFNMG - Campus Almenara, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima

Mais fotos da abertura na página do IFNMG no Facebook.