Portal IFNMG - Gestores de dez instituições da Rede Federal discutem modelos e projetos de gestão no 3º Fórum Mineiro, em Montes Claros, que agora se transformará em Fórum Regional do Sudeste Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Gestores de dez instituições da Rede Federal discutem modelos e projetos de gestão no 3º Fórum Mineiro, em Montes Claros, que agora se transformará em Fórum Regional do Sudeste

Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 17h21 | Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2018, 17h50
imagem sem descrição.

Reconhecidamente pioneiro em importantes momentos da história brasileira, o estado de Minas Gerais é mais uma vez o embrião de um projeto que, devido a seu sucesso, vai se expandir para outros estados: o Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cuja terceira edição foi finalizada nesta quinta-feira (30/08), a partir do ano que vem não será apenas mineiro, mas de toda região Sudeste, e já tem anfitrião decidido – o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Esta terceira edição, sediada pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no Campus Montes Claros, contou com a presença de cerca de 150 servidores responsáveis pelas pró-reitorias, diretorias, coordenações e outros setores dos órgãos centrais das seis instituições mineiras da Rede - Cefet-MG, IFMG, IFNMG, IFSudeste de Minas, IFSULDEMINAS e IFTM -, e de representantes do Cefet-RJ, IFES, IFSP e Colégio Pedro II.

Durante três dias, os participantes discutiram temas fundamentais para o aprimoramento das ações e projetos desenvolvidos pela Rede, tendo como tema balizador a discussão sobre centralização ou descentralização dos modelos de funcionamento.

A abertura do evento, realizada no auditório do Campus no dia 28/08, contou com palestra do diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, Paulo Henrique Azevedo Leão, que mostrou ações e projetos que vêm sendo realizados ou planejados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Jetro Coutinho Missias, que tratou dos desafios e perspectivas da governança pública. Ao final das palestras, os participantes assistiram a uma brilhante apresentação de danças e músicas da tradição folclórica norte-mineira do Grupo Banzé, de Montes Claros, que está completando 50 anos em 2018.

forum abertura

Mesa de abertura foi composta (da esquerda para a direita) pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; diretora de gestão estratégica do Cefet-RJ, Úrsula Maruyama; diretor-geral do Cefet-MG, Antônio Flávio dos Santos; Diretor de Desenvolvimento da Rede, Paulo Leão; reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva; reitor do IFTM e presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues de Almeida; reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória; reitor do IFSudeste de Minas, Charles Okama de Souza; reitor do IFES, Jadir José Pela e reitor do IFSP, Eduardo Antônio Modena

União que fortalece

Ao longo de toda a quarta-feira (29/08), os participantes se dividiram em onze grupos de trabalho, com discussões, trocas de experiências e encaminhamentos, que foram apresentados na plenária final realizada nesta quinta e irão compor um relatório final do Fórum.

Após a apresentação dos resultados dos trabalhos, os reitores e representantes dos reitores das instituições participantes do evento destacaram a importância da troca de experiências e da construção de projetos conjuntos, sobretudo neste momento de dificuldades financeiras.

forum gil“Como foi mostrado pelos grupos, temos que identificar os problemas da sociedade e trazer para dentro da nossa instituição e conseguir levar respostas, e para isso precisamos de atores e parceiros que queiram trabalhar, e isso nós temos muito, a exemplo de vocês”, destacou o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues de Almeira, que também ressaltou a mudança e evolução do Fórum desde sua primeira edição, “o que aliás é também reflexo das nossas instituições, que amadurecem e se fortalecem”.

forum jose ricardoO reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva destacou a importância destes momentos para gerar ações e reflexões que ajudam a fortalecer ainda mais o projeto da Rede Federal. “Quem topa fazer parte da gestão dessas nossas instituições, topa levar adiante um árduo desafio de liderar um trabalho de atendimento incansável às demandas dos rincões de nossa sociedade por formação, capacitação e desenvolvimento. E a presença de tantos servidores aqui no Norte de Minas para este Fórum demonstra o comprometimento que temos dentro das nossas instituições”, disse o reitor.

 

 

forum mesaencerramento

Mesa de encerramento do Fórum contou com a presença de reitores e representantes de sete instituições da Rede

forum gt

Os Grupos de Trabalho foram: Administração, Comunicação, Desenvolvimento Institucional, Educação a distância, Ensino, Extensão, Internacionalizaão, Gestão de Pessoas, Gestão de Risco, Integridade e Controle Internos, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Procuradores Institucionais

forum plenaria

Representantes de cada GT apresentaram um resumo das discussões na plenária final

 

Mais fotos na página do IFNMG no Facebook.

Fim do conteúdo da página