Portal IFNMG - IFNMG e Grupo Banzé montam estande na Expomontes 2018 integrando arte, cultura, ciência e tecnologia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 17h41 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h28
Estudantes do curso técnico integrado em agropecuária do IFNMG - Campus Salinas visitaram o espaço nesta quarta-feira
imagem sem descrição.

Quem for à Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) deste ano, que começou no dia 29 de junho e vai até o dia 7 de julho no Parque de Exposições, terá a oportunidade de conhecer, em um mesmo espaço, as ações de duas instituições que têm em comum a defesa das tradições culturais, a existência vinculada ao povo norte-mineiro e uma comemoração especial em 2018: enquanto o IFNMG faz seus primeiros 10 anos levando educação profissional e tecnológica gratuita aos rincões do Norte de Minas, o Grupo Folclórico Banzé, de Montes Claros, completa 50 anos de resgate e divulgação de danças, músicas, vestimentas e tradições folclóricas do povo brasileiro.

O espaço conjunto está logo à direita da entrada principal do Parque. Em duas tendas e no laboratório-móvel, o IFNMG expõe alguns de seus projetos de extensão em banners e divulga seus cursos, estruturas, campi e processos seletivos. Ao lado, o Banzé construiu a representação de uma vila, um espaço lúdico e cheio de cores, instrumentos musicais, fotografias, objetos de decoração e outras referências do folclore brasileiro. Em uma televisão ao centro, são exibidos vídeos institucionais do Instituto e do Banzé, contando a história e as ações das instituições.

É uma integração de arte e cultura com ciência e tecnologia. “O espaço construído mostra a memória, a identidade e a história, abrindo portas para o desenvolvimento e potencial humano e valorizando a cultura, as artes, as crenças e a diversidade cultural que compõem o conjunto das comunidades em nossa área de abrangência”, destaca a pró-reitora de extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães.

A divulgação conjunta do Banzé e do IFNMG na Expomontes é apenas uma das parcerias que estão sendo realizadas pelas duas instituições em 2018, com o intuito conjunto de ajudar a tornar mais vivo e conhecido o folclore brasileiro. “Não somos apenas um grupo de dança, o Banzé promove cultura e contato com as tradições populares o tempo todo em eventos, festivais, exposições, etc. Estar em parceria com outras instituições fortes como o Instituto Federal contribui para que estas promoções culturais se tornem ainda mais frequentes e de maior alcance”, diz o presidente do Grupo, Gustavo Colares.

A Expomontes pode ser visitada diariamente até às 16 horas pelo valor de R$ 5,00 por pessoa. Durante as noites, são realizados shows e leilões, com ingressos em diferentes valores. O evento é promovido pela Sociedade Rural de Montes Claros em parceria com diversas instituições.

expomontes 1

expomontes 5