Portal IFNMG - No IFNMG e nas nossas casas: vamos economizar água! Ir direto para menu de acessibilidade.

No IFNMG e nas nossas casas: vamos economizar água!

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 10h10 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24

Diante da crise hídrica que assola nosso país e nossa região nos últimos anos, é necessário que as pessoas, e em especial os educadores e aqueles comprometidos com o coletivo e com o futuro, engajem-se nesta luta por economia de água e contra o desperdício em suas casas e em seus locais de trabalho.

O racionamento que vem sendo realizado em algumas cidades onde está presente o IFNMG vem causando interrupções de abastecimento, que podem gerar ausência de água nas nossas unidades e nas nossas casas caso não haja economia adequada nos dias de abastecimento.

Por isso, e tendo em vista que o quadro não apresenta sinais de alteração, é preciso que todos os servidores, alunos, funcionários e demais usuários das dependências da Reitoria e dos campi do Instituto utilizem a água com consciência, com atitudes como:

- Evitar segurar por muito tempo a válvula de descarga;
- Nunca jogar papéis, cigarros ou outros objetos no vaso sanitário, pois isto exige mais água durante a descarga;
- Lembrar-se sempre de fechar a torneira e conferir se não está pingando;
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa a mão;
- Para molhar as plantas, usar regadores ao invés de mangueiras;
- Limpar áreas com vassoura, evitando o uso de mangueira;
- Caso notem vazamentos, comunicar à administração da unidade;
- Nas copas e cozinhas, jamais deixar a torneira da pia aberta enquanto ensaboa os pratos, copos e talheres;
- Ao lavar louça, inicialmente retirar o excesso de sujeira antes de abrir a torneira;
- Ao lavar frutas e legumes, utilizar bacia e escova. Água corrente só para enxaguar;
- Nunca jogar óleo usado na pia: isso contamina milhares de litros de água;
- Nos laboratórios, utilizar somente o necessário de água.

Como educadores e educandos, também cabe a nós repassar as informações a nossos vizinhos, amigos e familiares, estimulando a todos a pensarem no coletivo e economizarem o máximo possível de água. Se todos agirem com consciência, certamente os transtornos serão minimizados.