Portal IFNMG - Encontro de Lideranças Estudantis visa efetivar o diálogo entre estudantes e a gestão do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 16h10 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24
Nos dias 02 e 03 de outubro vai ser realizado o I Encontro de Liderenças Estudantis do IFNMG. E você já sabe: o primeiro encontro a gente nunca esquece. Nem deve. Afinal de contas, foram os próprios estudantes que reivindicaram essa representação e um diálogo mais efetivo entre as lideranças e a Reitoria do Instituto.

O encontro acontecerá no Campus Montes Claros e tem a expectativa de reunir cerca de 40 estudantes. "Serão dois alunos representantes do nível médio/técnico e dois alunos representantes dos cursos superiores de cada Campus.  Apenas Porteirinha, Janaúba e Diamantina enviarão apenas dois alunos porque não possuem cursos superiores", informou a assistente de alunos, Júnia Costa, que é responsável pelo Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Durante o evento, serão propostas e sistematizadas estratégias para fortalecimento e consolidação das lideranças estudantis no IFNMG, na perspectiva do protagonismo estudantil e na potencialização da política de permanência e êxito dos alunos do Instituto.

Encontro que vai entrar para a história do IFNMG

A Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários foi criada no final de outubro de 2016, com a importante e reivindicada missão de gerir, promover e desenvolver programas, projetos e atividades relacionadas à assistência ao educando. O Encontro de Lideranças Estudantis é uma dessas ações. O propósito é promover um momento de interlocução com os discentes, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências, o compartilhamento de saberes e de abordagens pedagógicas, administrativas, culturais e, ainda, promover o fortalecimento do diálogo entre as lideranças estudantis e com a gestão do IFNMG.

O Encontro de Lideranças Estudantis com os representantes dos grêmios e dos diretórios acadêmicos possibilitará a obtenção de um diagnóstico sobre a absorção das ações de Assistência Estudantil na realidade educacional, social, econômica e cultural dos estudantes do IFNMG e a interlocução com a gestão, para os encaminhamentos das demandas inerentes ao cotidiano escolar.

Programação

Entre as atividades programadas, destacam-se: mesa-redonda com o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva; palestra sobre o papel social das lideranças estudantis com o professor Danniel Coelho; e reunião entre os grêmios e entre os D.A.s para discussão e sistematização de propostas. O encontro encerra com a apresentação dos encaminhamentos.