Portal IFNMG - Nota oficial sobre o retorno das atividades na Reitoria Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota oficial sobre o retorno das atividades na Reitoria

Publicado: Sábado, 19 de Novembro de 2016, 17h22 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 09h20

À Comunidade do IFNMG:

Comunicamos que, após a retomada do diálogo com os estudantes, ocorrida na noite desta sexta-feira (18/11) e manhã deste sábado (19/11), os mesmos decidiram não mais permanecer ocupando o prédio da Reitoria.

Lembramos que, desde o início da ocupação, os servidores desta Instituição mantiveram-se abertos ao diálogo e ao estabelecimento de consenso entre o pleito dos estudantes e as possibilidades desta instituição.

Entretanto, a pauta motivadora da ação do movimento estudantil não se mostrou plausível de solução interna, posto que a mobilização é, principalmente, contra ações recentes do Governo Federal.

Todavia, ainda assim, esta instituição sempre se manteve aberta ao diálogo contínuo e permanente com os ocupantes, no intuito de viabilizar a continuidade das atividades da Reitoria, sem desrespeitar as manifestações de opinião de nossos alunos, consideradas legítimas em um Estado democrático, não cabendo nenhum tipo de cerceamento ao livre direito de expressão.

Assim, durante os diálogos com os estudantes, esclarecemos que era no referido prédio que ocorriam as tramitações dos processos seletivos de ingresso de alunos, provimento de diversos tipos de bolsas estudantis, coordenação de todo o trabalho pedagógico e de execução financeira do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, registro de diplomas e confecção de históricos escolares, enfim, processos essenciais à instituição e à comunidade.

Importante ressaltar que, dentro dos acordos estabelecidos com os estudantes, no dia 10/11, estava a previsão de liberação de um contingente mínimo de servidores para atuar em atividades essenciais.

Contudo, na manhã do dia 17/11, fomos surpreendidos com a informação obtida mediante nota oficial do movimento estudantil, afixada no referido prédio, de que não seria possível a entrada de nenhum servidor.

Em nenhum momento a gestão do IFNMG dificultou ou rejeitou o diálogo com os estudantes. Pelo contrário, várias reuniões foram realizadas, em notável espírito democrático e dialógico.

Todas as pautas de reivindicação apresentadas pelos alunos foram discutidas, conforme nota veiculada em nosso Portal.

Referenciada nesses fundamentos, esta instituição não viu outra possibilidade senão solicitar aos órgãos competentes a reintegração da posse daquela instalação, postos os prejuízos irreversíveis quanto a processos e políticas de sua responsabilidade, cujos danos se estenderiam a toda comunidade e a outros órgãos parceiros.

Contudo, a partir do reestabelecimento do diálogo com os estudantes, não houve necessidade de execução de tal medida.

Outrossim, chamamos a atenção de toda a comunidade para a legitimidade do movimento estudantil e, nesse sentido, a Instituição compromete-se a manter e fortalecer os canais de interlocução com os estudantes.

Estamos convencidos de que os estudantes do nosso Instituto, com a firmeza, capacidade, sabedoria e criticidade que possuem, estarão na linha de frente da construção de um país mais solidário, tolerante e democrático.

Por fim, reiteramos que esta Instituição sempre mostrou-se comprometida com as causas democráticas, considerando todo o diálogo e respeito ao movimento estudantil, e que acredita na formação cidadã e política de nossos discentes como melhor forma de contribuir para o desenvolvimento de uma nação justa e desenvolvida.

Prof. José Ricardo Martins da Silva
Reitor do IFNMG