Portal IFNMG - Aluno de Ciências Biológicas é premiado em Semana de Produção Científica em Brasília Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 07h58 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 08h03

O trabalho do estudante do 8º período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG-Campus Januária Evanylson Lopes de Araújo ficou em 1º lugar na categoria Ciências Humanas da sessão de pôsteres da VI Semana de Produção Científica realizada durante o Conecta IF - evento realizado no início de outubro deste ano em Brasília, que congregou 20 sub-eventos de arte, ciência, cultura, inclusão, inovação, internacionalização e tecnologia.

Intitulado "Uma análise do curso de licenciatura em Matemática sob a ótica dos acadêmicos egressos do IFNMG-Campus Januária", o trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Joelma de Fátima Mendes Bandeira e tem coautoria do professor Cláudio Wilson dos Santos Pereira, ambos professores do Campus Januária.

A pesquisa trata de elementos da formação de professores, considerando a percepção do sujeito que escolheu um curso de licenciatura como campo de formação profissional, e tem por objetivo analisar as concepções do curso de licenciatura em Matemática do IFNMG-Campus Januária a partir da percepção dos egressos.

Vale salientar que os resultados da pesquisa apresentados na VI Semana de Produção Científica, durante o Conecta IF, são fragmentos de outro trabalho dos pesquisadores: “Uma análise dos cursos de licenciatura sob a ótica dos acadêmicos egressos do IFNMG-Campus Januária”, que foi premiado em 1º lugar na categoria Ciências Humanas no V Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, em maio deste ano.

Para Evanilson,  a decisão de  apresentar os resultados individualizados de cada curso de licenciatura visa conscientizar a sociedade e a Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica sobre as especificidades da formação docente nas áreas prioritárias de Ciências e Matemática, uma vez que os institutos federais têm por objetivo ofertar licenciaturas com vistas à formação de professores para a educação básica. "Os resultados da nossa pesquisa evidenciam que será preciso altos e urgentes investimentos na profissão docente para que a mesma volte a atrair os olhares dos jovens egressos", salientou o acadêmico.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/januaria