Portal IFNMG - Terceira selecionada do IFNMG para o Professores para o Futuro, docente do Campus Januária fará capacitação na Finlândia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Terceira selecionada do IFNMG para o Professores para o Futuro, docente do Campus Januária fará capacitação na Finlândia

Publicado: Terça, 01 de Março de 2016, 11h18 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2016, 09h35

A professora Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães, do IFNMG-Campus Januária, está entre os 48 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionados para participar da terceira edição do Programa Professores para o Futuro, com capacitação na Finlândia. O resultado da chamada pública - iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - foi publicada ontem, dia 29.

O objetivo do Professores para o Futuro é apoiar propostas de professores da Rede Federal voltadas à efetiva integração entre a oferta de ensino profissional e tecnológico e de pesquisa aplicada da Rede com as demandas de inovação do setor produtivo. O conhecimento obtido deverá ser aplicado nos institutos federais.

Iza Manuella e os demais professores selecionados passarão por capacitação de três meses nas universidades de ciências aplicadas Häme University of Applied Sciences (HAMK) ou Tampere University of Applied Sciences (TAMK), instituições finlandesas de ensino técnico e tecnológico com atuação pedagógica de referência e marcante interação com o setor produtivo. Depois, terão até cinco meses para executar os projetos em suas instituições de origem, no Brasil.

Formação de professores

Terceira representante do IFNMG a participar do Programa, Iza Manuella levará para a Finlândia a  experiência de anos na formação de professores e poderá trazer de lá novas experiências e conhecimentos para aprimorar sua atuação no Campus Januária.

Graduada em Pedagogia, ela é especialista em Docência para a Educação Profissional e mestre em Saúde Pública, com ênfase na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. No IFNMG, é professora nos cursos de licenciatura em Matemática, Física e Ciências Biológicas e atua como diretora do Departamento de Ensino Médio e Técnico do Campus Januária e  Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (Pibid).

Antes dela, já estiveram na Finlândia para a capacitação do Professores para o Futuro outros dois docentes do IFNMG: em 2015, Vico Mendes Pereira Lima, do Campus Almenara; e, em 2014,  Hilton Galvão, à época lotado no Campus Arinos.

Fim do conteúdo da página