Portal IFNMG - Ministro da Educação participa de reunião do Conif Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Ministro da Educação participa de reunião do Conif

Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2016, 08h34 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 10h22

reunião conif 1

reunião conif 2

A primeira reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2016 teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quinta-feira, 21/1, em Brasília. O reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva também esteve presente.

O papel estruturante das instituições, a prática da pesquisa aplicada, a expansão da Rede e a definição de uma agenda estratégica foram os assuntos que nortearam a pauta.
O presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, abriu a agenda com a apresentação de dados gerais da Rede Federal que, atualmente, contabiliza 562 unidades em todo o País e mais de um milhão de matrículas. A interiorização e a forte atuação na pesquisa aplicada, inovação e extensão tecnológica, alinhadas com as demandas dos territórios, foram pontos de destaque.

“Em sintonia com os arranjos produtivos locais, atualmente as nossas instituições desenvolvem 10.769 projetos de pesquisa aplicada e 5.979 projetos de extensão tecnológica. Esses números demonstram o caráter inovador e o compromisso da Rede com o desenvolvimento de todas as regiões do País”, enfatizou o presidente do Conif.
Mercadante ressaltou o valor social da meta número 11 no Plano Nacional de Educação (PNE), que triplicará a oferta da educação profissional até 2024. Também manifestou apoio à expansão e à consolidação dos Polos de Inovação, além de enaltecer a contribuição das instituições para a formação de professores. “A Rede tem um lugar estratégico no País e um compromisso social profundo”, afirmou.

Agenda – Abrindo a agenda de trabalho em 2016, o ministro destacou a importância da contribuição do Conif no processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNC). Para isso, o Conselho planeja a realização de um seminário sobre o tema ainda na primeira quinzena de março. Mercadante propôs ainda a criação de grupos de trabalho (GTs) conjuntos para discutir o planejamento de ações para a educação profissional e tecnológica. “Dois mil e dezesseis será um ano de consolidação”, finalizou.

Também participaram da reunião o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Machado Feres.

Adaptado de Assessoria de Comunicação do Conif

Fim do conteúdo da página