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Docente do IFNMG dá dicas para interessados na nova chamada do Professores para o Futuro, com capacitação na Finlândia

Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 11h33 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 10h22

O professor Vico Mendes Pereira Lima, do IFNMG-Campus Almenara, esteve na Finlândia em 2015 participando da segunda edição do Programa Professores para o Futuro. Foram cinco meses de muito aprendizado de aspectos culturais e educacionais. O que mais chamou sua atenção no modelo de educação finlandesa foi o fato de ser “baseada nos princípios da confiança e colaboração, formando cidadãos autônomos, inovadores e empreendedores”.

Para os colegas do IFNMG e de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica   interessados em participar da terceira chamada do Programa, que recebe propostas até 25 de janeiro, ele dá algumas dicas para a elaboração do projeto.  De acordo com Vico, um bom projeto deve ter três partes e elas devem ser integradas. “A primeira envolvendo atividades em sala de aula, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem; a segunda fazendo com que o estudante se envolva com problemas reais da região onde os IFs estão inseridos; e a terceira mostrando de forma colaborativa, com empresas, comunidade e escola, como o problema pode ser resolvido”, sugere.

De volta ao seu campus, o professor Vico agora trabalha para implementar o que vivenciou na Finlândia, principalmente quanto à aproximação entre escola e comunidade. Por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia existente no Campus Almenara, ele trabalha para a aproximação dos agricultores familiares da região, promovendo a troca de experiências entre os saberes acadêmicos e práticos.

Antes do professor Vico, outro docente do IFNMG já havia participado do Programa, em 2014: o professor Hilton Galvão, à época lotado no Campus Arinos e respondendo pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto.

O Programa

O Programa Professores para o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  O objetivo é selecionar e apoiar propostas de professores da Rede Federal voltadas à efetiva integração entre a oferta de ensino profissional e tecnológico e de pesquisa aplicada da Rede com as demandas de inovação do setor produtivo. O conhecimento obtido deverá ser aplicado nos institutos federais.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 2,8 milhões, oriundos do Ministério da Educação, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.

Os professores passarão por capacitação de três meses nas universidades de ciências aplicadas Häme University of Applied Sciences (HAMK) ouTampere University of Applied Sciences (TAMK), instituições finlandesas de ensino técnico e tecnológico com atuação pedagógica de referência e marcante interação com o setor produtivo. Depois, terão até cinco meses para executar os projetos em suas instituições de origem, no Brasil.

O envio das propostas ao CNPq deve ser feito exclusivamente por meio do Formulário de Propostas on line, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta chamada pública podem ser obtidos pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo telefone 0800 61 9697.

Acesse aqui o edital da chamada pública.

 

Com informações do site do CNPq

 

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