Portal IFNMG - Reflexão e emoção marcam a presença da Casa Sensorial no IFNMG - Campus Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 14h31 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 14h31

foto 01 casa (1).png

Legenda: Na foto estão os integrantes do projeto “Uma luz na escuridão: casa sensorial”.

O projeto “Casa Sensorial: uma luz na escuridão” esteve presente na Semana Integrada de Eventos do IFNMG/Campus Pirapora, durante os dias 22 e 23/11/2022, e trouxe muita reflexão e emoção aos visitantes.

Entre alunos, servidores e comunidade externa, somaram-se mais de 120 visitantes que adentraram a casa e - consequentemente - submergiram em empatia. Muitos desses visitantes, mencionaram “ter um choque de realidade” e que durante a experiência puderam trazer à memória e valorizar todos os sentidos que possuem. Já que, dentro da casa - um ambiente que simula uma moradia comum - os visitantes foram vendados e conduzidos pelos cegos, e vivenciaram na prática como é o cotidiano de uma pessoa com deficiência visual. A Casa Sensorial existe desde 2008 e é a segunda vez que visita o Campus Pirapora e no âmbito do IFNMG já esteve também nas unidades de Teófilo Otoni, Salinas, Januária, Porteirinha, Montes Claros e Reitoria.

foto 2.jpeg

Legenda: A integrante da Casa Sensorial, Janaína Alves, demonstrando a utilização de Tecnologias Assistivas que contribuem para proporcionar e/ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência visual, promover inclusão e consequentemente, uma vida independente.

Seguem alguns relatos sobre a importância da Casa Sensorial no IFNMG/Campus Pirapora:

“A presença da Casa Sensorial abrilhantou a Semana Integrada de Eventos porque sua proposta é diferente das outras atividades que eram acadêmicas, a visitação na casa trouxe um ensino que não é para o currículo, mas para a vida. É de grande relevância oportunizar essa experiência aos nossos alunos, servidores e comunidade externa para que possam refletir e se colocar no lugar do outro.”

(Wallace Magalhães Trindade - Diretor geral do Campus Pirapora)

“É, sem dúvidas, uma experiência necessária a todos! O conhecimento quebra preconceitos! Conhecer um pouco do cotidiano dos cegos, das suas limitações e habilidades, contribui para o entendimento da própria vida humana, diversa e resiliente. Não há caminho para humanizar as diferenças, intrínsecas à vida que não passe pelo exercício de conhecer o outro e a sua realidade”.

(Jonathan Azevedo - Professor de Engenharia Campus Pirapora)

“Para mim, a experiência na Casa Sensorial foi algo incrível! É difícil expressar em palavras porque eu fiquei completamente encantada em vivenciar momentos do dia a dia de pessoas que possuem deficiência visual. Acredito que essa experiência é muito importante pois ao passar pela Casa entendemos parte das dificuldades que essas pessoas enfrentam e isso nos leva a admira-lás ainda mais por toda a inteligência e capacidade de se adaptarem aos lugares que nós - que não temos deficiência visual - frequentamos normalmente com tanta facilidade. Saímos da Casa com outra visão de mundo, sabendo como ajudar e respeitar às pessoas que possuem deficiência visual. Na minha opinião, todos deveriam visitar uma Casa Sensorial um dia, passar por esse momento e aprender muito com ele… É algo primordial para entendermos a realidade do próximo e lutar por uma sociedade mais acessível e inclusiva.

Não posso deixar de falar também de como todos os integrantes da Casa Sensorial são pessoas incríveis, receptivas, alegres, pacientes e educadas! A equipe, que é puro amor, tornou a experiência ainda melhor, amei conhecê-los”

(Maria Eduarda Batista Sampaio - Aluna do 2º ano de Energias Renováveis/Campus Pirapora)

“Tenho muita gratidão pelo IFNMG, em especial ao Campus Pirapora pois sabemos que é através da educação que se pode transformar a sociedade. É muito importante a realização de um evento assim em que nós, cegos, trazemos nossas experiências, porque é esse o objetivo da Casa Sensorial: mostrar as potencialidades e realidade dos cegos para a sociedade. Há esperança em pensar que todos os alunos que visitaram a Casa Sensorial serão grandes profissionais (gestores, empresários, empregadores e colaboradores) que terão uma visão diferente acerca da deficiência, não só da visão, mas todas elas, terão empatia e assim podemos pensar numa sociedade mais inclusiva, empática, mais acessível e sensível”.

(Cristiana Matos - Coordenadora do projeto “Casa Sensorial: uma luz na escuridão”)

O IFNMG/Campus Pirapora agradece à Cristiana e aos demais integrantes do projeto pelo belo trabalho junto à Casa Sensorial.