Portal IFNMG - Novembro NEGRO do campus Pirapora. Confira! Ir direto para menu de acessibilidade.

Novembro NEGRO do campus Pirapora. Confira!

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 14h50 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h52

O Núcleo de Estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do IFNMG - Campus Pirapora dará início as atividades do Novembro Negro, na semana de 14 a 18 de novembro serão realizadas oficinas e debates e no dia 26 de novembro acontecerá o I Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais – I SABIAFRO.

O seminário é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFNMG - Campus Pirapora, em parceria com as Secretarias de Educação Municipal e Estadual dos municípios de Várzea da Palma e Pirapora e a Biblioteca Comunitária Tamboril.

No dia 26, as atividades serão no formato de um evento aberto presencial, com a participação da comunidade interna e externa. Com o objetivo de promover um espaço multidisciplinar de aprendizagem, disseminação e debate em torno da temática etnicorracial, a ação traz por tema “Dez anos da Lei de Cotas: avanços e desafios na implementação das políticas de ações afirmativas na Educação”, com foco na discussão da inclusão da população negra e indígena na educação. Indo ao encontro dos debates em torno do combate ao racismo na educação brasileira por meio da implementação de políticas públicas que visam garantir o acesso aos espaços escolares e o pertencimento dos negros e indígenas por meio da decolonização do currículo, as discussões serão embasadas nas leis 12.711/2012, 10.639/2003 e 11.645/2008, que direcionam respectivamente ações e os estudos voltados para as questões étnico-raciais afrodescendentes e indígenas no âmbito escolar.

>>>Confira abaixo a programação:<<<