Portal IFNMG - Comunicado GERAL - ofício n.º 37/2022 - Incidente ocorrido dia 17/10/2022 Ir direto para menu de acessibilidade.

Comunicado GERAL - ofício n.º 37/2022 - Incidente ocorrido dia 17/10/2022

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 12h16 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 12h21

OFÍCIO n.º 37/2022 - DG/PIR/IFNMG

Pirapora, 18 de outubro de 2022.

Às(aos) Senhores(as)

Servidores(as), Estudantes, Pais e Responsáveis

Assunto: Comunicado

Senhores(as) Servidores(as), Estudantes, Pais e Responsáveis,

Cumprimentando-os (as) cordialmente, vimos a público, inicialmente, informar do incidente ocorrido em nossa instuição, na data de ontem, dia 17 de outubro, por volta das 19 horas, que causou temor e a necessidade de tomada de medidas que pudessem minimizar o problema e/ou evitar que algo pior viesse a ocorrer.

Fomos informados e verificamos in loco que, no banheiro masculino ao lado do Anfiteatro, em uma das portas de um dos sanitários havia uma mensagem escrita de pincel, medindo cerca de 10 cm com os seguintes dizeres: “MASSACRE 21/10”.

Por se tratar de um ambiente público e, especialmente, de uma escola, entendemos que algumas decisões necessitam ser tomadas para garantir o mínimo de segurança a todos aqueles e aquelas que ulizam ou mesmo frequentam o IFNMG – Campus Pirapora.

Cientes do quão importante é a vida humana, e principalmente, de que a prevenção é totalmente necessária para que desastres possam ser evitados, solicitamos junto ao 55º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais uma visita à nossa instuição, no que fomos prontamente atendidos, e onde foi registrado um Bolem de Ocorrência.

Solicitamos ainda, a realização de rondas nos turnos matuno, vespertino e noturno nas áreas internas e externas do Campus Pirapora. Nesse sentido, comunicamos a toda nossa comunidade escolar que, entre os dias 18/10/2022 e 21/10/2022, contaremos com a presença de policiais fazendo rondas e presentes nos turnos supramencionados.

Outrossim, como estamos vinculados diretamente ao Poder Execuvo Federal, oficiaremos à Polícia Federal acerca do incidente ocorrido, para que possam ser tomadas as devidas providências. Além disso, considerando que a ação está em desacordo com os regulamentos e normas do IFNMG, será instaurado um procedimento de investigação para apuração do caso.

Ademais, informamos a todos e todas, que tais medidas foram tomadas e outras estão sendo analisadas para que possamos trabalhar, estudar e socializar num ambiente pacífico e condizente com a realidade que é um ambiente educacional, no qual os debates e discussões, possam acontecer de forma democrática, respeitando sempre as opiniões diversas.

Contando com a costumeira compreensão, apoio e colaboração de servidores, estudantes, pais e responsáveis, colaboradores terceirizados e toda a comunidade, solicitamos que quaisquer informações, indícios ou atitudes que possam fazer alusão ao incidente, ou que venham contribuir no auxílio ao combate à violência e evitar acidentes, possam ser imediatamente compartilhadas com a gestão do Campus Pirapora, para que outras ações sejam executadas.

Atenciosamente,

Wallace Magalhães Trindade