Portal IFNMG - Aluna do Campus Pirapora participa da 30ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Aluna do Campus Pirapora participa da 30ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 09h14 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2022, 10h19

222.jpgNo período de 12 a 15 de setembro, Maria Eduarda Batista Sampaio, aluna do 2º ano do curso de Sistemas de Energia Renovável integrado ao ensino médio do IFNMG/Campus Pirapora, esteve em Barra do Piraí (RJ) participando da 30ª Jornada de Foguetes, que é realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica/Amostra Brasileira de Foguetes (OBA/MOBFOG), evento que acontece uma vez por ano, desde 1998.

Maria Eduarda foi convidada a participar da Jornada de Foguetes porque – anteriormente - na primeira etapa foi classificada no lançamento de foguete oblíquo (em linha curvilínea) ao conseguir um resultado de 131m de distância, para ser classificada, a distância mínima seria de 90m. O lançamento (prova) aconteceu em Pirapora, no mês de maio, na praia do Areião e o resultado foi registrado por um servidor do Campus Pirapora e enviado à OBA.

Já na segunda etapa, na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro, o foguete de Maria Eduarda alcançou 117m, segundo ela, esse resultado poderia ter sido melhor, já que em outros testes ela chegou a alcançar 175m de distância, entretanto, um problema na angulação da base de lançamento, e, outro, na ogiva do foguete foram as causas para esse resultado.

Foto: Maria Eduarda apresentando seu trabalho de construção do foguete.

De acordo com Maria Eduarda, a construção do foguete, que é caseira e feita pelos alunos participantes, é orientada por um manual da OBA. Quanto à propulsão, ela é feita à base de uma reação química de vinagre com bicarbonato de sódio. Tal reação libera gases que estimulam uma pressão interna no foguete. Mas, para conseguir uma boa aerodinâmica do foguete são necessários muitos cálculos, tanto matemáticos quanto físicos, e esses cálculos se alteram de acordo com o modelo do foguete. Ela, por exemplo, construiu vários foguetes e realizou inúmeros testes até chegar no modelo final utilizado na Jornada. Maria Eduarda foi a única representante de Minas Gerais no evento e recebeu a premiação prata (medalha, troféu e certificado). As classificações da OBA são: premiação ouro para aqueles que tiverem o lançamento do foguete acima de 150m; prata, para lançamentos acima de 100m, e menção honrosa, para aqueles que ficarem abaixo de 100m.

Foto: Premiação prata de Maria Eduarda

A aluna participa da OBA desde 2017 (quando cursava o 6º ano do ensino fundamental), mas a participação presencial, na Jornada de Foguetes, só acontece a partir do 1º ano do ensino médio. Ano passado, quando já cursava o 1º ano, devido a pandemia da Covid-19, ela não conseguiu participar do evento. Perguntada sobre sua participação na Jornada de Foguetes, Maria Eduarda, agradeceu ao IFNMG/Campus Pirapora, na pessoa do Diretor Deral, Wallace Trindade, pelo apoio para que sua participação fosse possível. Porque, para ela, essa participação é um sonho antigo, desde quando ela tinha 11 anos, quando começou a participar da OBA.

Ela conta que desde o 6º ano, o professor, Wesley Bastista, ensinava, apoiava e a estimulava para ir a esse evento. Com os olhos marejados, Maria Eduarda, afirma que “participar da Jornada foi a realização de meu sonho, é um evento maravilhoso. Lá, todos são muito generosos, todos os alunos e professores participantes, inclusive a equipe de organizadora da OBA. Aprendi muito, fiz muitos amigos e espero retornar no ano que vem. Foi uma experiência mágica.

Já o Diretor Geral do Campus Pirapora, Wallace Trindade, afirmou que “é uma honra para o Campus Pirapora incentivar e viabilizar a participação dos estudantes nas olimpíadas científicas porque elas proporcionam aos estudantes e professores novas descobertas, permitem que os conhecimentos compartilhados em sala de aula sejam colocados em prática, e ainda, fazem uma aproximação entre as instituições de ensino com as inovações tecnológicas. Ainda de acordo com o Diretor, o objetivo do Campus Pirapora, especificamente com a participação da Maria Eduarda no OBA, é que – futuramente - eventos dessa na natureza também aconteçam em Pirapora.

44.jpgNós do IFNMG/Campus Pirapora, agradecemos aos profissionais envolvidos que corroboraram para a participação da Maria Eduarda na 30ª Jornada de Foguetes: Marlos Lacerda (Tec. em Assuntos Educacionais), Douglas Santana (Professor de Biologia), Keuchirlane Soares (Aux. de Biblioteca), todos servidores do IFNMG/Campus Pirapora. Ao professor, Wesley Batista, do Colégio Cenecista de Pirapora que, anteriormente, já orientava a aluna e continuou a auxiliando nesse processo. E ainda, à Prefeitura de Buritizeiro que foi parceira, fazendo a condução da aluna ao Rio de Janeiro. Obrigado a todos!

E à aluna, pela brilhante participação no evento, nossos parabéns.

Voa e brilha, Maria Eduarda!

Veja aqui, Maria Eduarda lançando o foguete.