Portal IFNMG - Campus Pirapora realiza o IFMundo 2022 - evento de simulação da ONU Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Pirapora realiza o IFMundo 2022 - evento de simulação da ONU

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 14h53 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 14h53

Depois de um de hiato de dois anos, o IFNMG-Campus Pirapora realizou, nos dias 16 e 17 de setembro de 2022, mais uma edição do projeto de ensino IFMundo, modelo de simulação dos ambientes de debates da Organização das Nações Unidas. Neste modelo, os estudantes das turmas de ensino médio integrado representaram países, instituições e pessoas, reunindo-se para buscar soluções consensuais para problemas globais e regionais, tais como o racismo sistêmico, a diversidade de gênero nos esportes e a organização escolar democrática. Cerca de 400 estudantes dos cursos técnicos de Edificações, Sistemas de Energias Renováveis, Informática e Vendas desempenharam papéis como delegados, mediadores, embaixadores e organizadores do evento em comissões de cerimonial, suporte, redes sociais e reportagem.

A programação de abertura do IFMundo contou com os discursos do Diretor Geral do Campus Pirapora, Wallace Magalhães Trindade, e também da Coordenadora da Coordenadoria de Programas e Projetos de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino, Adeizete Gomes. O Diretor Geral pontuou que "o IFMundo conduz temáticas importantes e faz o que a escola de fato deve fazer, que é formar pessoas não para para o mercado, mas para a vida”.

Foto 1: Cerimônia de abertura

Após os discursos, a cerimônia de abertura prosseguiu com a apresentação de embaixadores dos países representados, seguindo-se da reverência ao Hino Nacional Brasileiro e de apresentações artísticas com críticas sociais relacionadas ao racismo e à homofobia. Após a cerimônia de abertura, deu-se início à palestra com o professor Samuel Silva (SEMED) e aos comitês de debate.

Foto 2: Comitê simulado

No segundo dia do IFMundo, a programação contou com o esforço dos diplomatas em propor soluções às problemáticas estabelecidas na véspera. Em seguida, todos foram convidados a visitar a feira cultural organizada pelos grupos de embaixadores, quando foi possível conhecer a diversidade cultural de vinte países.

Foto 3: Embaixada de Moçambique

Durante a cerimônia de encerramento, os mediadores dos comitês socializaram com o público as propostas de solução elaboradas em cada um dos 10 comitês simulados. Após a última apresentação musical, o professor Alex Lara, coordenador do projeto IFMundo, destacou a importância de se desenvolver competências para a formação humanística e integral. Ao confiar aos estudantes a responsabilidade e a autonomia sobre o seu próprio processo formativo, o IFMundo 2022 encerrou as suas atividades deixando altas expectativas para o evento no próximo ano.

Para mais informações, imagens e material de divulgação, acesse o Instagram do IFMundo-Pirapora.