Portal IFNMG - Manifesto em apoio a Alex Júnior Alves de Souza Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Manifesto em apoio a Alex Júnior Alves de Souza

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 16h16 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h46

 WhatsApp Image 2020 12 08 at 16.49.29

De acordo com o portal de notícias, G1.com/Grande Minas e vídeos que circulam pela internet, Alex Júnior Alves de Souza, um jovem negro de 28 anos, foi vítima de violência racial em um supermercado do município de Várzea da Palma – MG, acusado, de acordo com o site, injustamente de furtar um produto do supermercado. Segundo relatos da matéria, o jovem recebeu tratamento desumano: foi humilhado e agredido física e verbalmente.

Após poucas semanas do espancamento e assassinato de João Alberto Silveira Freitas (40 anos) e poucos dias após o simbólico Dia da Consciência Negra, a recorrente violência contra o povo negro se reproduz mais uma vez.

Como o racismo estrutural constituiu os pilares principais da nossa sociedade, é urgente que as vinculações automáticas dos indivíduos negros aos estigmas de marginais e ladrões sejam desconstruídas e desmontadas, pois geram cotidianamente mortes e violências.

O Neabi – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFNMG - Campus Pirapora, entendendo que a luta antirracista se faz para além das barreiras institucionais, junta voz ao coro que manifesta apoio a Alex Júnior Alves de Souza, com vistas a repudiar os atos de violência contra ele cometidos, além de exigir que as punições judiciais cabíveis sejam postas em prática.

O respeito à vida, à dignidade e à diversidade, direitos fundamentais conquistados a duras penas, é dever de todos e, portanto, os Neabi's do IFNMG têm como prerrogativa não se calarem diante das discriminações e violências raciais, e, dessa forma, manifestam solidariedade a Alex Júnior Alves de Souza e reafirmam o compromisso de resistir e lutar ao lado e com os povos negros e indígenas.

Fim do conteúdo da página