Portal IFNMG - Acadêmicos do IFNMG-Campus Pirapora são premiados pela criação de um aplicativo que ajuda no enfrentamento ao coronavírus Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do IFNMG-Campus Pirapora são premiados pela criação de um aplicativo que ajuda no enfrentamento ao coronavírus

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 18h24 | Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 18h49

Para ajudar no enfrentamento ao coronavírus, três acadêmicos do curso de Sistemas de Informação do IFNMG-Campus Pirapora, João Pablo Souza Mariz, Diego Emanuel Falcão Chaves e Matheus Henrique Ozório Agostinho, junto com um egresso desse curso no Instituto, Jonas Fonseca Duarte, tiveram a ideia de projetar uma plataforma voltada para usuários e motoristas de aplicativo. A proposta do app é ajudar na higienização interna dos veículos e fornecer mais segurança para clientes e motoristas. 

DuzzCleanCom o nome de Duzz Clean, a ideia foi premiada em primeiro lugar em um desafio denominado "Hack Trouble", que é uma competição de tecnologia, por meio  da qual equipes propuseram soluções para temas diversos conforme a organização do evento. Por causa do coronavírus, o objetivo do desafio consistia em encontrar soluções inovadoras, passíveis de implantação a curto prazo (em 4 semanas), para atender aos diversos desafios da sociedade, decorrentes das restrições e dificuldades com a disseminação do coronavirus Covid-19 no Brasil.

Organizada pelo Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a associação SAE Brasil e as multinacionais Amazon Web Services (AWS), Shawee e Mural, a competição reuniu entre os dias 17 e 19 de abril cerca de 400 participantes, divididos em 100 equipes. O evento foi totalmente on-line. A maratona teve 48 horas ininterruptas de duração.

“Vimos um problema dentro do tema “Mobilidade” abordado no "Hack Trouble". Identificamos que a falta de segurança das pessoas ao saírem de casa gera medo. Isso impacta não só na qualidade de vida das pessoas como na rentabilidade das empresas que ofertam esse serviço de transporte por aplicativo e, consequentemente, na renda dos motoristas”, explica um dos membros da equipe, o acadêmicos João Pablo Souza Mariz.

Saiba mais sobre esse desafio clicando aqui

Higienização em primeiro lugar

A equipe do IFNMG participou do eixo "Mobilidade de Pessoas", por meio da criação de um aplicação que permite que os clientes possam avaliar, verificar informações quanto às higienizações feitas no veículo e, até mesmo, solicitar uma higienização. Os membros da equipe pensam, ainda, em propor a criação de um dispositivo que possa fazer uma higienização automática no interior do automóvel por meio da liberação de algum produto capaz de matar o vírus da covid-19. Essa etapa está em fase de desenvolvimento, já que a equipe tem até o dia 22 de maio para desenvolver o projeto de solução e entregá-lo à sociedade.

Premiada em primeiro lugar, a equipe do IFNMG receberá: um voucher de R$ 1.000,00 para custear despesas de viagem dos participantes da equipe classificada, nas visitas técnicas a empresas, como Mercedes Benz, Toyota, TruckPad, entre outras; Headphone Bluetooth da Betta Group, para ser sorteado entre os participantes de cada equipe; mentorias do Sebrae e avaliação técnica da EMBRAPII para fomento para o desenvolvimento a ser realizado, seguindo critérios e modelo de fomento.

Todos ficaram felizes com a premiação e com a oportunidade de realizar algo em prol do coletivo neste momento de pandemia. “Desde o início, já estávamos animados e motivados a tentar trazer algo de grande benefício à comunidade.Quando a ideia foi se moldando, as sensações de êxtase e vontade vieram forte. Todos nós sentimos isso, sabíamos que estávamos participando de algo importante”, afirma o acadêmico João Pablo.

Trabalhos premiadosClique aqui/na imagem para conhecer todas as ideias premiadas.

Fim do conteúdo da página