Portal IFNMG - Visita Técnica do Curso Técnico em Meio Ambiente em duas Unidades de Conservação da Região Alto Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 11h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 09h46

No dia 29 de setembro, os alunos e os professores Emerson Delano e Paulo Marinho do curso técnico em Meio Ambiente do IFNMG – Campus Diamantina realizaram visita técnica na Estação Ecológica Mata dos Ausentes localizada no município de Senador Modestino, onde foram muito bem recebidos pelo seu gerente, o Senhor Clemente, que na ocasião fez uma excelente explanação sobre a importância de uma estação ecológica para a preservação da biodiversidade, manutenção da capacidade produtiva dos ecossistemas e para a proteção dos recursos hídricos. Em seguida, os alunos e professores tiveram a oportunidade de percorrer uma bela trilha dentro da estação ecológica onde puderam compreender a importância dessa unidade de conservação para a região, visto que a mesma é composta por remanescentes únicos de vegetação de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado.

set 2018 Visita Técnica  - Estação Ecológica Mata dos Ausentes.jpgVisita técnica Estação Ecológica Mata dos Ausentes – Trilha percorrida pelos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente e pelos Professores Emerson Delano e Paulo Marinho.

delVisita técnica a Estação Ecológica Mata dos Ausentes – Detalhe de uma das trilhas percorridas pelos alunos e professores.

Já no dia 30 de setembro, os alunos e os professores foram conhecer o Parque Estadual do Rio Preto localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto. Assim como ocorreu na Estação Ecológica Mata dos Ausentes, os alunos e professores foram muito bem recebidos pelo gerente do Parque, o senhor Tonhão, que na oportunidade fez uma belíssima apresentação sobre a importância dessa unidade de conservação para o fornecimento de oportunidades para o desenvolvimento de comunidades locais, investigação científica, educação, capacitação, recreação e turismo e provisão de bens e serviços ambientais para o município.

set 2018 Visita técnica - Parque Estadual do Rio Preto.jpgVisita ao Parque Estadual do Rio Preto – Centro de visitantes do Parque

visita rio preto.jpgVisita ao Parque Estadual do Rio Preto – Detalhe de um atrativo natural do Parque (Poço do Veado)

As visitas técnicas estavam previstas dentro cronograma de atividades da disciplina Gestão de Áreas Protegidas, ministrada pelo Professor Emerson Delano. A importância das visitas técnicas, como as realizadas nas duas unidades de conservação são fundamentais para a formação de uma consciência critica dos nossos alunos, revertendo os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula em ações voltadas para a melhoria da qualidade ambiental para a sociedade.