Portal IFNMG - CineBaru chega em sua 7ª edição exibindo filmes de MG, GO, BA e DF Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

CineBaru chega em sua 7ª edição exibindo filmes de MG, GO, BA e DF

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 11h58 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 08h40

A mostra acontece entre os dias 28 e 30 de setembro na Vila de Sagarana, município de Arinos.

A 7ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema promove o cinema na Vila de Sagarana com uma programação intensa de atividades e a exibição de 30 filmes produzidos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal. A Mostra Competitiva Regional, apresenta 18 curtas-metragens que concorrem aos prêmios do júri técnico, voto popular e Prêmio SescTV Apresenta, que concede cinco mil reais e um contrato de exibição por dois anos na programaçãodo SescTV.

A Mostra Sertãozin, mostra infantojuvenil com 10 filmes, acontece em espaço criado especialmente para receber crianças e jovens em meio as atividades com jogos e brincadeiras tradicionais. A iniciativa, que conta com parceria das escolas da vila e é aberta ao público em geral, foi criada para trazer o lúdico para as temáticas apresentadas pelos filmes.

Já a Mostra Sertão, exibe dois documentários de longas-metragens produzidos na região: Gerais da Pedra, com direção de Diego Zanotti, Gabriel Oliveira e Paulo Junior, que cruza as histórias do povo geraizeiro com o rastro de Diadorim, personagem do sertão mineiro de Guimarães Rosa e Santino, de Cao Guimarães, que acompanha o cotidiano do veredeiro Santino e sua família na bacia do Rio São Francisco.

O prof. Dr. Rhaul de Oliveira do campus IFNMG Arinos expressa sua admiração pela maneira como o CineBaru se entrelaça com projetos extensão tão significativos como o recém lançado CSAgarana e o tradicional Pedais do Sertão, evidenciando a conexão e colaboração entre as diversas iniciativas do campus Arinos. Ele enfatiza o enriquecimento cultural e social que essa sinergia proporciona, fortalecendo não apenas o cenário cultural local, mas também ampliando o impacto positivo dessas atividades para a comunidade e os arredores. Além disso, destaca a diversidade e representatividade dos filmes presentes na mostra, enaltecendo a riqueza de perspectivas que contribuem para tornar o evento ainda mais enriquecedor e inclusivo.

baru3.jpg

Programação

Quintal Agroecológico: Vivências no quintal de Dona Selenita, promovendo a identificação de saberes e fazeres do modo de vida sertanejo.

Caliandras: Levando o nome de uma das mais típicas flores do nosso Cerrado, Caliandras é um espaço de interlocução, reciprocidade e fortalecimento de discursos femininos e ambientalistas. Acreditando que os discursos que legitimam a exploração do meio ambiente, dos rios e terras são os mesmos da opressão sobre os corpos e os saberes e fazeres das mulheres, neste espaço, mulheres da cidade e do campo se encontram, se reconhecem, estabelecem trocas e fortalecem o movimento feminino.

Para mais informações, visite o site oficial do CineBaru. E siga o CineBaru nas redes sociais para receber as últimas atualizações e novidades sobre a 7ª Edição: @cinebar

baru2 baru1

 

7° CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema
28 a 30 de setembro de 2023
Local: Vila de Sagarana - Arinos/MG
A programação é totalmente gratuita


Contato:
Rhaul de Oliveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (19) 9 996452249
Site: cinebaru.com.br
Instagram: @cinebaru

Fim do conteúdo da página