Portal IFNMG - Campus Arinos atua em distrito de Sagarana para implantação de curso técnico em agropecuária em regime de alternância Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 09h58 | Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 10h03

WhatsApp Image 2022 02 15 at 10.35.36 1

No dia 10 de fevereiro, integrantes do IFNMG-Campus Arinos estiveram em caravana no distrito de Sagarana para apresentar as concepções do projeto do curso técnico em agropecuária em regime de Alternância e ouvir a comunidade. O objetivo é criar um curso técnico em agropecuária no regime de alternância para atender de forma particular as comunidades rurais e garantir novas experiências com a participação ativa dos estudantes do campo.

A ação faz parte do projeto Caravana IF Alternância coordenado pelo Grupo de Estudos em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo (NEPAEC) do Campus Arinos e que tem como presidente de implantação a servidora Jacqueline Ferreira.

O projeto conta ainda com o apoio da Emater-MG, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Prefeitura Municipal de Arinos, Prefeitura Municipal de Sagarana, da Prefeitura Comunitária do Distrito de Sagarana e do Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão – CRESERTÃO.

De acordo com Jacqueline de Moura, idealizadora do projeto, "a Caravana IF Alternância pretende visitar, ainda este ano, as comunidades rurais do Chico Mendes, Borá e Vila Conceição - Distrito de Riachinho, de modo a contemplar no planejamento e criação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária, em Regime de Alternância do IFNMG-Campus Arinos e assim, articular com aqueles que necessitam do curso quais as necessidades e conteúdos precisam ser abordados”.

Para o Diretor-Geral, Elias Rodrigues, a implantação de um curso técnico em agropecuária em regime de alternância facilita a capacitação dos jovens que atuam no campo, “esse grande projeto se soma a um conjunto de estratégias que o IFNMG- campus Arinos vem desenvolvendo ao longo de 12 anos. Numa sociedade contemporânea, esse projeto dialoga com algumas perspectivas fundamentais para assegurar a formação plena que atende a região”, afirmou.