Portal IFNMG - Projeto desenvolvido no Campus Arinos estimula coleta adequada de baterias e pilhas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto desenvolvido no Campus Arinos estimula coleta adequada de baterias e pilhas

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 11h09 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 11h48

Desde 2018, o IFNMG-Campus Arinos realiza o projeto Sustentabilidade Ambiental que dentre as muitas práticas busca potencializar o descarte apropriado de pilhas e baterias no município de Arinos, favorecendo a destinação ambiental correta desses materiais.

O projeto começou, em 2018, com o desenvolvimento de diferentes modelos de coletores, a produção e a posterior distribuição em seis pontos de coletas instalados no próprio Campus. Os coletores foram produzidos, por alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Tecnólogo em Gestão Ambiental, com materiais plásticos como baldes, canos e conexões, através do reaproveitamento de embalagens e materiais de construção descartados no Campus. “Embora existam modelos de coletores disponíveis no mercado, buscamos construí-los com matérias de fácil obtenção e baixo custo”, destacou o coordenador do projeto e docente do Campus Arinos, Reginaldo Proque.

Em 2019, o projeto inseriu mais doze coletores no Campus, além da distribuição em dezenove estabelecimentos comerciais de Arinos e um na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.

“Nestes dois anos, o projeto coletou 2873 pilhas e 8872 baterias, gerando 120 quilogramas de resíduos eletrônicos, que foram devidamente caracterizados e segregados”, declarou Reginaldo Proque.

As pilhas e baterias recolhidas são encaminhadas à usina de triagem e compostagem de Arinos, onde são armazenadas até que se tenha um volume considerável. Em seguida, o material é levado para a Associação de Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais - IRRIGANOR, que as encaminha à empresa " Green Eletron", responsável por coordenar a destinação final correta de eletroeletrônicos descartados.

Para 2020, o objetivo é concluir a implementação de 100 pontos ao todo, “há duas semanas foram entregues para a prefeitura de Arinos mais vinte coletores que serão distribuídos em diferentes unidades públicas do município. A produção foi toda financiada pela Prefeitura que busca inserir no município um programa de coleta seletiva”, ressalta Proque. Além disso, o projeto busca ampliar a ação para os demais Campus do IFNMG e prefeituras da região do Vale do Urucuia.

Fim do conteúdo da página