Portal IFNMG - Processo Seletivo e o Vestibular Ir direto para menu de acessibilidade.

Processo Seletivo e o Vestibular

Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 07h40 | Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2014, 16h25

Entre 1º e 31 de outubro, o IFNMG vai receber inscrições de interessados em participar do 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2015, que vão selecionar alunos para cursos técnicos e superiores presenciais e gratuitos em nove cidades. As inscrições devem ser feitas neste portal eletrônico.

Os editais do Processo Seletivo e do Vestibular  estão disponíveis para acesso.

Para inscrição no Processo Seletivo, os candidatos deverão pagar taxa de R$ 15,00; os candidatos ao Vestibular pagarão taxa de R$ 35,00. Pedido de isenção dessas taxas, no período de 1º a 13 de outubro, pessoas oriundas de famílias de baixa renda ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O Instituto disponibilizará computadores e acesso à internet, em seus câmpus, para os candidatos realizarem as inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.

As provas do Vestibular, acontecerão no dia 30 de novembro, domingo, e as do Processo Seletivo, no dia 14 de dezembro, também domingo.

Vagas

O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para os cursos técnicos do Instituto, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Cotas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reservará 50% das vagas para estudantes vindos da rede pública de ensino, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais.
Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Acesse:

- Editais do Processo Seletivo