Portal IFNMG - Campus Arinos promove a III Semana da Consciência Humana Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Arinos promove a III Semana da Consciência Humana

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2013, 18h27 | Última atualização em Segunda, 24 de Março de 2014, 19h54

1376365 459949210785493 279843311 n

A terceira edição da Semana da Consciência Humana “Construindo a tolerância a partir do ambiente escolar”, que acontecerá de 18 a 23 de novembro, no campus Arinos, acentua as discussões sobre gênero e sexualidade, infância, necessidades especiais, bullying, xenofobia, o preconceito racial e o cuidado e o respeito com os idosos.

O evento nasceu em resposta à Lei 10.639/09 que constitui que no âmbito de todo currículo escolar, os estabelecimentos de ensino fundamental e médio deverão incluir o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil. A lei ainda prevê que o calendário escolar deve incluir o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.

Em 2011, o campus Arinos resolveu alargar os horizontes da discussão, incluindo nos debates temas como a intolerância e o preconceito, sem abandonar o tema étnico racial, nascendo assim a Semana da Consciência Humana, que propõe uma nova maneira de se pensar e respeitar a coletividade.

A culminância do evento acontece na Praça do Coreto, no dia 23 às 18h, com apresentações culturais, exposição de artesanato e barraquinhas.