Portal IFNMG - Servidores do Campus Arinos participam do Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2013, 13h22 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2013, 13h31

cefet

Os professores Charles de Assis Oliveira Rocha e Málter Dias Ramos estiveram no campus I do CEFET-MG, em Belo Horizonte, na última Sexta-feira, 12 de abril.

Na ocasião, participaram do Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas. A programação do evento foi comandada pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), Coordenação Geral de Relações Étnico-Raciais Inclusão e Diversidades (CGRID) e pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas.

As palestras foram ministradas no sentido de discutir a inclusão de pessoas com necessidades específicas em instituições que viabilizem o sucesso de cada cidadão. Os principais assuntos discutidos foram: As ações inclusivas do NAPNE no CEFET-MG, pela prof. Msc. Percília Melgaço, do CEFET-MG; Políticas de inclusão e as experiências da ANEI, pelo prof. Dr. Franclin Nascimento, do Instituto Federal de Brasília e Presidente da Associação Nacional de Educadores Inclusivos – ANEI/Brasília; os avanços e viabilidades da Tecnologia assistiva de baixo custo, pelo Prof. Rodrigo Cainelli, do Instituto Federal do RS/Bento Gonçalves e a criação de projetos como Curupira, Tupã e Arumã, coordenados pelo Prof. Msc. Dalmir Pacheco (IFAM), que embora possua necessidades específicas físicas, trabalha na tentativa de viabilizar a inclusão de sujeitos com necessidades específicas nas mais diversas atividades educacionais e profissionais. Para o prof. Málter Ramos, o processo de inclusão possibilita a existência de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, as instituições de ensino são as principais responsáveis pela inscrição do respeito às diferenças e pela criação de projetos que oportunizem a ascensão dos alunos com necessidades específicas.