Portal IFNMG - Reunião com Embrapa define ações entre parceiros Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Reunião com Embrapa define ações entre parceiros

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2011, 13h26 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2011, 13h32

 

 

Ocorreu no último dia 27, terça-feira, no Campus Arinos, reunião técnica promovida pelo IFNMG – Campus Arinos e Embrapa Milho e Sorgo. A agenda da reunião pautou sobre o projeto "Redes institucionais, com transferência de tecnologias e processos para o desenvolvimento e convivência com o semi-árido mineiro".

Estiveram presentes nesta reunião além de professores, servidores e estudantes do Campus Arinos, representantes da Emater-MG, Prefeitura Municipal de Arinos,Território da Cidadania do Noroeste de Minas, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associações de Assentamentos da Reforma Agrária, Cooperativas e Agências de Desenvolvimento interessados em conduzir/acompanhar as atividades em  parceria.

O IFNMG - Campus Arinos e a Embrapa Milho e Sorgo, por intermédio da Emater-MG, iniciaram uma parceria em 2010 com a implantação de uma unidade demonstrativa da Embrapa Milho e Sorgo no Campus Arinos. As unidades demonstrativas são modelos desenvolvidos pela Embrapa como transferência de tecnologias com objetivo de melhor adaptação de culturas e variedades agrícolas de acordo com as especificidades de cada região.

Durante o evento a Embrapa Milho e Sorgo apresentou alguns resultados das atividades realizadas na safra 2010/2011. Destacando a necessidade do bom planejamento e comprometimento de todos para a continuidade da parceria. Apontou além das tecnologias das culturas implantadas na safra passada, a possibilidade de transferência de outras tais como fertilização química e orgânica de solos, mecanização na agricultura familiar, armazenamento em propriedades agrícolas, biofábricas, Plantio direto e Integração Lavoura Pecuária.

Em seguida foi proposta a criação de um Comitê Gestor com representantes das Instituições presentes com a finalidade de planejar as ações e atividades futuras da Unidade de Referência Técnica (URT), dividindo responsabilidades e adotando o modelo de pesquisa participativa que é um dos compromissos da referida URT.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG - Campus Arinos

 

Fim do conteúdo da página