Portal IFNMG - Portal IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Inscrições prorrogadas para o curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis em Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária e Salinas

Publicado: Sexta, 13 de Outubro de 2023, 02h18 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 08h33

Foram prorrogadas até o dia 21/10/2023 as inscrições para o curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. São 478 vagas distribuídas para os seguintes campi do IFNMG: Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária e Salinas. Além de o curso ser gratuito, o aluno ainda receberá para transporte e alimentação o valor de R$ 270 por mês, desde que comprovada frequência.

Para efetivar a inscrição/ pré-matrícula, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico correspondente ao campus/ cidade onde deseja estudar, já que o curso é presencial, com aulas no período noturno.  Além dos dados solicitados no formulário, é preciso anexar documento de identificação com foto, CPF e histórico escolar ou atestado/ declaração de conclusão do ensino fundamental I. O Edital nº 565/2023 e os formulários de inscrição estão disponíveis na página ifnmg.edu.br/editaisextensao

Os interessados em fazer o curso deverão ter, no mínimo, o ensino fundamental I completo e ser maiores de 18 anos. No que se refere ao processo seletivo, caso o número de pré-matrículas/ inscrição seja maior que o número de vagas, a seleção ocorrerá por sorteio no dia 23/10/2023, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo ficará disponível para ser acessado a qualquer momento pelos candidatos.

Campi contemplados, distribuição das vagas e inscrições

A fim de impulsionar o empoderamento feminino, de promover mais igualdade de oportunidades para mulheres nos campos da ciência, tecnologia e engenharia e de gerar emprego e renda para as mulheres, o Projeto Pedagógico do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis determina que  processo seletivo deverá prever reserva de vagas para a participação de mulheres.

Nessa segunda oferta, o IFNMG ampliou de 20% para 30% o  quantitativo de reserva de vagas para as mulheres. Veja a quantidade de vagas para cada campus contemplado no Edital nº 565/2023 e o total de vagas reservadas para as mulheres:

• IFNMG-Campus Almenara: 79 vagas (23 vagas reservadas para mulheres)
  • IFNMG-Campus Araçuaí : 80 vagas (24 vagas reservadas para mulheres)
  • IFNMG Campus Arinos: 80 vagas (24 vagas reservadas para mulheres)
  • IFNMG-Campus Diamantina: 80  vagas (24 vagas reservadas para mulheres)
  • IFNMG-Campus Januária: 80 vagas (24 vagas reservadas para mulheres)
  • IFNMG-Campus Salinas: 79 vagas (23 vagas reservadas para mulheres)

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Clique no campus/ cidade para o qual deseja se inscrever. As inscrições são gratuitas

kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097 Formulário de inscrição: IFNMG-Campus Almenara
kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097 Formulário de inscrição: IFNMG-Campus Araçuaí
kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097 Formulário de inscrição: IFNMG-Campus Arinos
kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097 Formulário de inscrição: IFNMG-Campus Diamantina
kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097 Formulário de inscrição: IFNMG-Campus Januária
kisspng g suite google surveys form logo 5af84dabad4157.4799430415262222517097 Formulário de inscrição: IFNMG-Campus Salinas

Sobre o curso

O objetivo do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis consiste em formar profissionais para dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente.

Estudantes do IFNMG
O estado de Minas Gerais é o líder em produção de energia solar no Brasil. Enquanto isso, o Norte  e o Noroeste de Minas, o Jequitinhonha e o Vale do Mucuri são referência na geração de energia solar. Esse protagonismo favorece o progresso da região e fomenta oportunidades de emprego e renda. Por isso, o IFNMG oferta o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, a fim de atender às demandas por mão de obra do mercado e com o propósito de promover desenvolvimento e sustentabilidade. O investimento no Programa Energife só no IFNMG é de R$ 4 milhões de reais (Foto: estudantes do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis do Campus Arinos)

A carga horária é de 200 horas, a serem cumpridas neste e no próximo ano no prazo de três meses (de novembro a fevereiro). Haverá aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação, além das aulas práticas em laboratório. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas.

O curso será ofertado no período noturno, de segunda a sexta-feira, entre os meses de novembro de 2023 e fevereiro de 2024. As disciplinas que compõem o curso são: eletricidade básica aplicada a sistemas fotovoltaicos; fundamentos de energia solar fotovoltaica; tecnologia fotovoltaica: módulos, arranjos, célula; sistemas fotovoltaicos: isolados, conectados à rede, híbridos, bombeamento de água; medidas de segurança do trabalho aplicadas ao setor fotovoltaico; montagem de sistemas fotovoltaicos; e estudo de viabilidade de negócio.

1cursos
2estude no ifnmg