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Ações

Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2009, 05h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2012, 17h32

 

AÇÕES DESENVOLVIDAS

 

Discussão e construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI):

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI) participou da comissão dos trabalhos de elaboração do PDI do Instituto para o período de 2009 a 2013. Nesse documento estão definidas as concepções e diretrizes gerais para a tomada de decisões dos gestores para os próximos quatro anos.

Discussão e construção do Estatuto:

A PRODI também participou da elaboração do Estatuto do IFNMG, concluindo seus trabalhos dentro do prazo legal estabelecido pela Lei 11.892/2008, que instituiu os institutos federais.

Implantação do Conselho Superior:

A PRODI participou da implantação do Conselho Superior do IFNMG. O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do Instituto, e é composto por representantes da comunidade acadêmica (docentes, discentes, servidores técnico-administrativos em educação, egressos, diretores-gerais e MEC) e da sociedade civil (entidades patronais, organizações sindicais, empresas do setor público e estatais).

Elaboração e consulta pública do Regimento Geral:

A PRODI participou da comissão representativa dos segmentos docentes, técnico-administrativos e discentes, de todos os campi e Reitoria, responsável pelos trabalhos de elaboração do Regimento Geral do IFNMG. Além disso, auxiliou a comissão no processo de Consulta Pública do Regimento Geral, a fim de que toda a comunidade acadêmica pudesse participar da construção do instrumento normativo, por meio de página específica no portal do Instituto.

Portal institucional do IFNMG:

Com a implantação do portal institucional do Instituto, os sítios eletrônicos da Reitoria e dos campi do IFNMG passam a ocupar um único ambiente virtual que veicula todas as informações institucionais, de uma maneira organizada, interativa e plenamente integrada, observando-se ainda a pluralidade e o dinamismo próprios à estrutura multicampi do IFNMG. O objetivo do portal é representar o Instituto virtualmente, contribuindo para aumentar a transparência da gestão participativa, permitir acesso rápido às informações e possibilitar maior engajamento de alunos, docentes e técnico-administrativos na solução dos problemas.

Outras ações desenvolvidas:

Criação de vídeo institucional em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão;

Divulgação do IFNMG para representantes municipais, estaduais e federais, bem como para diversos representantes de outras áreas da sociedade;

Articulações com órgãos e representantes das microrregiões de Minas Gerais atendidas pelo IFNMG – Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha;

Participação na criação das comissões institucionais;

Discussão sobre modelos de gestão administrativa e educacional;

Discussão sobre a estrutura organizacional dos campi de expansão e dos campi antigos;

Desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia da informação do IFNMG;

Apoio na implantação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE;

Apoio na implatação de telecentros;

Apoio na implantação dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA-FIC-IFNMG.

Parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas para o estabelecimento de convênios de capacitação para docentes e técnico-administrativos educacionais do IFNMG, bem como apoio na realização de concursos públicos;

Participação nas audiências públicas para implantação dos cursos implantados nos campi;

Parceria com a Pró-Reitoria de Ensino na realização de processos seletivos para acesso aos cursos oferecidos pelo Instituto.

 

AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO


Integração dos reitores, pró-reitores e diretores de campi:

A criação de 38 institutos federais pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, significou uma nova configuração e denominação para os gestores federais da educação, em que diretores alçaram à condição de reitores e pró-reitores. É preciso manter um diálogo constante entre esses administradores públicos, de modo a integrar todos os reitores, pró-reitores e diretores de campi para que consigam compartilhar as boas práticas de gestão e encontrar soluções para os problemas que se apresentam.

Informatização de processos:

A PRODI atua, junto à Diretoria de Tecnologia da Informação, trabalhando na informatização dos processos, com atribuições analisar os fluxos dos processos a serem informatizados; capacitar servidores do IFNMG na implementação dos módulos gerenciais (SIGA-EDU e SIGA-ADM) e analisar os resultados da implementação e propor soluções para o programa.

Compartilhamento de informações com os diretores-gerais dos campi:

Compete ao Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, além de outras atribuições, supervisionar as atividades de gestão das informações. Portanto, a disponibilização das informações é fundamental para que os gestores façam as análises necessárias para uma tomada de decisão.

Participação em reuniões, colegiados e comissões:

A PRODI tem a responsabilidade de participar dos principais espaços coletivos da Instituição, como o Colégio de Dirigentes e as reuniões da Reitoria, de suma importância para a construção do rumos do IFNMG, bem como na afirmação das políticas implementadas e estratégias tomadas. No Colégio de Dirigentes, especialmente, a PRODI tem condições de estar com todos os Campi representados e trabalhar na realização na sua principal missão: a articulação campi-Reitoria, conhecendo as demandas, anseios e problemas de cada um deles.

Comitê Gestor de Desenvolvimento Institucional e de Tecnologia da Informação:

Na estrutura organizacional do IFNMG, deverá existir os Comitês Gestores, dentre os quais o de Desenvolvimento Institucional e de Tecnologia da Informação. Esses comitês serão compostos por representantes dos campi e das pró-reitorias e terão como objetivo auxiliar os gestores do IFNMG, dentro da respectiva área de atuação, visando a tomada de decisões com respaldo e credibilidade, conforme atribuições previstas no Regimento Geral.

Aquisição do Laboratório Móvel do Programa PROEJA-FIC IFNMG

Com a participação da PRODI, o IFNMG está adquirindo uma carreta que será adaptada para funcionar como Laboratório Móvel do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (PROEJA-FIC IFNMG). Trata-se de um veículo que funcionará como uma sala de aula móvel, equipada com toda a estrutura necessária para o atendimento dos discentes, nas diversas localidades em que o Programa se realiza.


AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS


Apoio no desenvolvimento dos regimentos internos dos campi IFNMG:

Os conselhos normativos e consultivos, bem como outros colegiados criados para apoiar as atividades administrativas e acadêmicas, tanto do IFNMG como dos campi, deverão ter regimentos internos próprios aprovados pelo Conselho Superior, respeitadas as disposições da legislação federal aplicável, do Estatuto e do Regimento Geral. Portanto, cabe à PRODI colaborar na elaboração desses regimentos internos.

Participação no processo de avaliação institucional:

Toda instituição que atua no ensino superior deve ter sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme regulamentação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Compete à PRODI acompanhar e apoiar os trabalhos da Comissão, viabilizando a logística e a independência para realização para os trabalhos. A partir dessas e de outras informações é possível a realização do Planejamento Institucional de cada ano.

Acompanhamento sistemático do planejamento, metas e compromissos institucionais:

A PRODI deverá sistematizar o acompanhamento do planejamento do IFNMG e do relatório de avaliação dos resultados, e disponibilizá-los na Internet, com o objetivo de compartilhar com toda a comunidade acadêmica quais são as ações priorizadas em cada ano. Para realização do acompanhamento das atividades, são realizados encontros presenciais em cada campus, com objetivo de analisar as dificuldades encontradas nas unidades para execução do planejamento anual. Com essas informações é possível a definição de estratégias conjuntas entre os campi e a Reitoria para superar as dificuldades.

Elaboração de relatórios e indicadores institucionais:

A PRODI deverá elaborar e disponibilizar na internet o Relatório Anual de Indicadores, com o objetivo de que toda a comunidade acadêmica conheça a instituição em números e que os gestores utilizem essas informações e tendências para a tomada de decisões cotidianas. No relatório há informações sobre evolução das matrículas, do número de candidatos no processo de ingresso, dos gastos de energia elétrica, água e telefone por aluno, entre outras.

Disseminação do uso de novas tecnologias para uso dos gestores escolares:

A Coordenação de Gestão de Tecnologia de Informação, entre outras atribuições, deve propor e acompanhar a implantação de projetos de melhoria de infraestrutura e sistemas relativos à área de informatização do Instituto. Portanto, compete à PRODI acompanhar e apoiar esses projetos para que possam ser usados pelos gestores escolares, visando o constante aperfeiçoamento do processo de gestão do IFNMG.

Desenvolvimento de sistemas de apoio à gestão pedagógica e administrativa:

O modelo de gestão do IFNMG está em processo de construção. Portanto, cabe à PRODI colaborar no desenvolvimento de sistemas de gestão escolar e administrativa, a partir dos princípios básicos que regem a criação dos Institutos, mantendo-se transparente, respeitando a diversidade cultural, social e organizacional de cada campus, porém, permanecendo no papel de orientadora e articuladora nesse processo de transformação da educação profissional e tecnológica.

Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI):

O PDTI é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa a atender às necessidades de informação do Instituto para um determinado período. Ele abrange as necessidades de informação, alinhadas à estratégia do Instituto, plano de investimentos, contratações de serviços, aquisição de equipamentos, quantitativo e capacitação de pessoal, gestão de risco, dentre outros.

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