Portal IFNMG - Confira como foi a participação do Campus Teófilo Otoni no VI SIC no Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2017, 14h53 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2017, 15h15
Alunos e professores do Campus Teófilo Otoni

Estudantes e professores do IFNMG – Campus Teófilo Otoni participaram da sexta edição do Seminário de Iniciação Científica do IFNMG – SIC, que aconteceu em Almenara-MG, entre os dias 25 a 28 de abril de 2017. Com a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre estudantes e professores dos onze campi do IFNMG e de outras instituições, o VI SIC contou com apresentações de mais de 300 trabalhos científicos desenvolvidos nas unidades do Instituto, demonstrando como a pesquisa vem sendo levada a sério e se fortalecendo a cada ano na instituição.

A comitiva do campus Teófilo Otoni foi composta por sete alunos bolsistas do programa de Iniciação Científica que apresentaram seus trabalhos, 3 alunos-ouvintes, o professor Ivan Almeida (Coordenador de pesquisa do campus), o professor Renildo Ismael (Diretor geral do campus) e o professor Gustavo Souza, orientador de cinco dos sete bolsistas que participaram do evento. Os professores participaram principalmente como avaliadores de trabalhos, palestrantes e em reuniões relacionados à gestão do IFNMG.

Além dos trabalhos orais e em pôsteres, os alunos, professores e demais pessoas que estiveram no Evento puderam participar de diversas palestras, mesas-redondas, minicursos e debates em todas as áreas do conhecimento, que possibilitaram aprofundamento, capacitação, troca de experiências e estabelecimento de contatos que podem gerar frutos para as pesquisas, para o Instituto e para a sociedade.

O coordenador de Pesquisa do campus Teófilo Otoni vê o SIC como uma oportunidade de os alunos mostrarem seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, além da troca de experiências, fazer novos contatos com outros pesquisadores, acarretando em crescimento pessoal, cultural e social destes discentes.
Os melhores trabalhos apresentados durante o evento foram premiados de acordo com cada área de conhecimento. Para nossa felicidade, um trabalho do campus Teófilo Otoni estava entre os melhores. A bolsista Vitória Ramos, estudante do curso Técnico em Informática Integrado, orientada pelo professor Tiago Horácio Lott, foi premiada pelo trabalho intitulado “Tradução Intersemiótica, Double Coding E Ironia Intertextual: Ecos De Uma (Possível) Formação Crítica”. Vitória declarou-se grata pelas experiências que o SIC proporcionou, tanto a ela, quanto a todos que estavam presentes, e honrada por apresentar o seu projeto e poder, também, conhecer e apreciar os projetos dos demais discentes. Vitória também afirmou que o evento foi uma ótima forma de trocar ideias e ampliar a sua visão de mundo, e que, sem sombra de dúvidas, foi algo inesquecível.

Para o discente Lucas Pereira Sampaio, o evento foi muito importante para o desenvolvimento dessas regiões, além de abrir um novo pensamento sobre as comunidades de modo incrivelmente novo, ainda conhecendo uma gama de outros contextos informativos dos grupos apresentados, tendo uma nova visão dos aspectos do seu modo vivência, de forma que o cidadão seja capaz de compreender as diversidades de nosso povo.

Sic to3

Foto: Alunos do Campus Teófilo Otoni

Sic to2

Foto: A aluna Ester Santos Froede, apresentando o trabalho “Historietas do Comportamento Brasileiro: Desenvolvimento de uma Medida Experimental para a Identificação de Perfis Comportamentais Cotidianos”, orientado pelo Prof. Gustavo Souza.