Portal IFNMG - Professores do Campus Teófilo Otoni convidam servidores e comunidade a participarem de pesquisa sobre jeitinho brasileiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 08h22 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2016, 14h42

Professores da área de Gestão e Negócios do IFNMG-Campus Teófilo Otoni estão realizando um estudo sobre o Comportamento Cotidiano dos Brasileiros. Em apoio à pesquisa, os pesquisadores solicitam a participação de todos os servidores e da comunidade em geral, respondendo a um questionário on-line.

Desenvolvidos pelo professor Gustavo Henrique Silva de Souza, coordenador do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios do Campus e mestre em Psicologia Organizacional, os projetos “Historietas do Comportamento Brasileiro: Desenvolvimento de uma Medida Experimental para a Identificação de Perfis Comportamentais Cotidianos” e “Inventário de Comportamentos do Jeitinho (ICJ): Construção e Validação de um Instrumento de Pesquisa Comportamental/Cultural”, versam sobre a identificação de padrões subjacentes ao comportamento realizado pelos brasileiros em seu cotidiano. Os projetos têm o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

De acordo com o professor Gustavo, encontrar antecedentes e consequentes de constructos psicológicos de ordem social, como os valores, as crenças e as atitudes, podem ser significativos para o mapeamento do comportamento organizacional e a definição de estratégias mais adequadas para a gestão de pessoas. No caso dos comportamentos cotidianos, é mais do que isso. Estudar algo de tamanha ambiguidade e dificuldade operacional, como o comportamento dos brasileiros, é um desafio para qualquer pesquisador da área, especialmente quanto à instrumentalização de elementos como empatia, quebra de normas sociais, malandragem, relações informais de poder e causa de danos aos outros.