Portal IFNMG - Ciência de alta qualidade em dezenas de atrações marca o segundo dia do V SIC no Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2016, 16h54 | Última atualização em Quinta, 12 de Maio de 2016, 17h02

Apresentação de trabalhos científicos em forma oral e de pôster, mostra de inovação tecnológica, minicursos e palestras de diversos temas, apresentações culturais e exposições foram algumas das atrações da programação do segundo dia do V Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, que está sendo realizado no Campus Montes Claros de 10 a 13 de maio de 2016.

Nesta quinta-feira (12/05), o dia todo do SIC continuará com dezenas de atrações. A programação detalhada pode ser conferida clicando aqui. Na sexta-feira (13/05), às 10 horas, haverá o encerramento do Seminário, o anúncio do Campus que sediará o SIC de 2017 e a premiação dos melhores trabalhos.

Ciência a serviço da população

13235318 822175777925850 8002537331756688494 oDezenas de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por professores e alunos nos diversos campi do IFNMG foram expostos em forma de pôsteres e apresentados aos presentes pelos responsáveis pelas pesquisas. Os trabalhos também foram avaliados por professores do Campus Montes Claros, que irão premiar os três destaques em nove áreas distintas: ciências agrárias (dividida em três subáreas), ciências humanas, engenharias, ciências exatas, ciências sociais, ciências biológicas e saúde.

O que tem em comum entre grande parte dos trabalhos expostos é o compromisso de gerar resultados, reflexões e estímulos que possam trazer benefícios à sociedade. Método para melhor alocação do tempo de estudo, impacto humano em rios, movimentação de braço robótico, scanner tridimensional, tratamento de leishmanioses, matemática cobrada no Enem, aproveitamento escolar de alunos cotistas e comunidade quilombola são alguns dos temas pesquisados e desenvolvidos pelas pesquisas dos alunos e professores do IFNMG.

Nas salas de aula foram apresentados os trabalhos de forma oral, que também foram avaliados para premiação dos destaques.

Saberes, produtos e conhecimentos compartilhados

Ao longo de toda a quarta-feira (11/05) foram realizados 20 minicursos e 15 palestras de alto nível em várias salas e locais do Campus Montes Claros.

13217409 822176711259090 6659744875933199652 oNos minicursos, para os quais é exigida inscrição prévia, todas as 700 vagas foram preenchidas e as salas ficaram lotadas. Os presentes puderam conhecer e aprender por exemplo a fazer cerveja em casa, a elaborar projetos de pesquisa e artigos para congressos, a prevenir o consumo de plantas tóxicas por bovinos, a fazer painéis fotovoltáicos, a produzir e utilizar arduínos e a utilizar dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem.

Houve ainda uma importante mesa redonda sobre mobilidade acadêmica internacional, que contou com a presença de vários alunos e professores do IFNMG que fizeram intercâmbio em outros países.

Cultura pela democracia

A arte também marcou presença no segundo dia de SIC. Pela manhã, a banda musical Carbono 14, composta por alunos do Campus Montes Claros, apresentou várias músicas de pop rock. A tarde, houve apresentação de danças da Pássaro Azul Escola de Dança e da peça de teatro “Ditadura: Mudanças e Permanências”, do Grupo Liberdade do IFNMG – Campus Salinas.

13217185 822176371259124 1225713062713550576 oA peça fala sobre liberdade, luta pela democracia, censura, repressão, amor e perdão tendo como contexto a ditadura militar brasileira implementada em 1964 sob a ótica de um grupo de estudantes universitários que se mobilizaram para enfrentar o regime. Músicas e poemas de consagrados autores brasileiros compõem o roteiro, que foi, assim como o figurino, o cenário e a sonoplastia, totalmente concebido por alunos de cursos técnicos do Campus Salinas. O grupo Liberdade, que já realizou apresentações em Salinas e em Padre Carvalho, faz parte do projeto “Integração de saberes através do teatro”, coordenado pela professora de Língua Portuguesa do Campus, Helane Patrícia Mendes. Segundo Helane, a ludicidade do teatro é uma forma mais agradável de difundir o conhecimento de diversas áreas. “A participação dos alunos melhora a expressão oral, facilita a interação, melhora a escrita e desenvolve o senso crítico e histórico. Para montar a peça e o cenário, os alunos tiveram que usar a matemática, a história, a sociologia, a filosofia”, ressalta a professora.

Confira mais fotos do segundo dia do V SIC na página do IFNMG no Facebook.

Leia mais sobre o V Seminário de Iniciação Científica em:

A importância da ciência em prol das demandas regionais norteou as discussões durante a abertura do SIC

Com 1.200 participantes, Seminário de Iniciação Científica reunirá comunidade acadêmica do IFNMG de hoje a sexta, em Montes Claros