Portal IFNMG - Atletas do IFNMG representarão região Sudeste na etapa nacional dos JIF 2016 Ir direto para menu de acessibilidade.

Atletas do IFNMG representarão região Sudeste na etapa nacional dos JIF 2016

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 10h53 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2016, 07h33

O IFNMG terá representantes em três modalidades na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2016), que acontecem de 4 a 9 de outubro, em Taguatinga (DF). A equipe de handebol masculino, a aluna Ester Alvarenga, no salto em distância, e o aluno Elivelton Barbosa Farias, no xadrez, representarão a Região Sudeste. Os atletas conquistaram a classificação depois de passar pelos Jogos Intercampi do IFNMG (Jifenmg) e pela etapa regional Sudeste dos JIF.

Elivelton, 17, do curso técnico em Administração do Campus Arinos, está esperançoso em conquistar mais uma medalha. “Vou buscar mais conhecimento, aperfeiçoar cada dia mais, pois quero ser um profissional de xadrez”, aposta o estudante, que, há três anos pratica xadrez, depois de aprender o jogo num projeto da escola em que estudava antes de ingressar no Instituto.

Ester, 16 anos, do curso técnico em Edificações do Campus Pirapora, diz ter se surpreendido com a classificação para a etapa nacional dos Jogos, já que não pratica o esporte. A primeira vez em que ela se aventurou no atletismo foi no próprio Instituto, em 2015, durante as seletivas para os Jogos Intercampi (Jifenmg). Na etapa regional do JIF, além do ouro que a classificou para a disputa nacional no salto em distância, ele levou bronze na corrida de 800 metros.

A equipe masculina de handebol do IFNMG conta com 12 atletas, sendo dez alunos do Campus Pirapora e dois do Campus Araçuaí. Segundo o professor de Educação Física do Campus Pirapora, André Souza, o trabalho com a equipe de handebol vem de longa data. A base do time são alunos do técnico integrado, que estão na escola desde 2014. Segundo ele, depois da classificação para a etapa nacional do JIF, os treinos têm sido diários.

O evento

A organização da etapa nacional do JIF 2016 está a cargo do Instituto Federal de Brasília (IFB). Os organizadores esperam mais de 1.200 estudantes/atletas, vindos das escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica das cinco regiões do país. As equipes classificadas conquistaram as vagas na competição nacional, após as etapas internas e regionais.

Mais informações sobre a etapa nacional no site jifnacional.ifb.edu.br.