Portal IFNMG - O IFNMG - Campus Almenara encaminha o primeiro acadêmico para intercâmbio internacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 17h03 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h34

intercambio almenara

O acadêmico Ricardo de Matos Silva, do segundo período de Engenharia Agronômica, participou, por meio do NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia) do Campus Almenara, do V Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade”, sobre a temática de Agroecologia.

O IFNMG firmou um convênio de cooperação com estabelecimentos de ensino agrícola francês e o objetivo foi contribuir, a partir da realização do Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade” na região norte da França, com a formação e o enriquecimento da cultura científica entre os países e formar uma rede de multiplicadores do debate sobre a ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida, fornecendo aos estudantes conhecimento para desenvolver ações em sua comunidade escolar.

Vivência no norte da França

Entre os dias 14 e 18, o acadêmico Ricardo de Matos Silva, mais os acadêmicos Jarbas Mendes Andrade e Ítalo Matteus Fernandes de Camargos do Campus Januária, e o professor Alberto Luís Ferreira Berto, também do Campus Januária, participaram das atividades e ficaram hospedados na escola Lycée Agrícole de Radinghen, na qual puderam conhecer o sistema de produção agrícola e leiteiro e, participaram de oficinas com o tema de agroecologia e desenvolvimento sustentável. Além disso, conheceram um pouco mais das cidades circunvizinhas da escola.

Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade”

O Fórum aconteceu entre os dias 18 e 23 de outubro na cidade de Arras, na França. O evento contou com a presença de aproximadamente 260 (duzentos e sessenta) participantes, entre brasileiros dos diferentes Institutos Federais, Escolas Agrícolas e outras Instituições francesas e participantes de outras nacionalidades. Houve apresentações de atividades técnicas, na área de agroecologia, palestras e atividades com foco no intercâmbio cultural entre Brasil e França.

O acadêmico Ricardo enfatiza que a participação do Fórum contribuiu para que houvesse a interação entre os Institutos Federais e seus NEA’s e as Escolas Agrícolas Francesas e que os aprendizados e discussões levantadas sobre as questões mundiais sobre a Agroecologia e o desenvolvimento sustentável foram de grande relevância para que pudesse conhecer os diferentes modelos de produção agroecológica.