Portal IFNMG - IFNMG Campus Almenara e OSCIP Monsa realizam Inventário da Arborização Urbana do Bairro Cidade Verde. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG Campus Almenara e OSCIP Monsa realizam Inventário da Arborização Urbana do Bairro Cidade Verde.

Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2015, 15h15 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h34

IMG 20151004 184637

PROJETO: “ALMENARA + VERDE”

“A arborização urbana tem sido um dos fatores primordiais a serem contemplados no planejamento urbano de cidades, tendo em vista a importância que a vegetação desempenha no ambiente urbano como referencial na qualidade de vida, no que se referem a aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais” diz o Gestor Ambiental e autor do Projeto “Almenara + Verde”.

Marival Pereira de Souza é servidor público do IFNMG e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OSCIP Monsa, que com a participação dos alunos do curso de Engenharia Agronômica do campus Almenara realizaram entre os meses de maio e setembro deste ano um diagnóstico da situação atual da arborização urbana no bairro Cidade Verde, onde foi realizado também o levantamento de todos os indivíduos arbóreos existentes naquele local formalizando de maneira detalhada um inventário da arborização do bairro, a fim de planejar e executar o plantio de 50 (cinquenta) mudas de espécies florestais adequadas a logradouros urbanos. Esse planejamento ainda propõe a participação efetiva dos moradores, onde os mesmos foram consultados sobre o interesse de cuidar daquela muda até a mesma atingir a sua maturidade, tornando-o um “adotante”.

Objetivo Geral: O presente trabalho visa arborizar as ruas do bairro Cidade Verde, em Almenara, através do plantio e preservação da arborização urbana, a fim de conscientizar a população local quanto à importância e os benefícios a eles proporcionados. 

Objetivos Específicos: Aumentar a área verde da cidade através do plantio e conservação de espécies vegetais; compartilhar com a comunidade a responsabilidade de conservar as áreas verdes existentes, ampliando-as dentro de um conceito de planejamento adequado; trabalhar a conscientização dos moradores sobre a preocupação e os cuidados com o patrimônio natural da nossa cidade. 

O plantio será realizado no mês de novembro do corrente ano, o evento acontecerá na praça do bairro onde a comissão ofertará à comunidade local uma muda de espécie nativa para o plantio na calçada de sua residência, dando-lhes todas as informações necessárias sobre as técnicas de plantio e manejo pós-plantio. 

Ao final de todas as etapas desse projeto será entregue a cada adotante, o Certificado de “Cidadão sustentável” como símbolo do seu compromisso e colaborações ecológica e social para com o seu bairro e a sua cidade, trazendo inúmeros benefícios à qualidade de vida de todos, fazendo de Almenara um lugar melhor de se viver. 

O referido projeto conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, e com a colaboração do IEF, EMATER, Associação de Pescadores, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Superintendência Regional de Ensino e Prefeitura Municipal de Almenara.

Fim do conteúdo da página