Portal IFNMG - O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Almenara tem sua equipe ampliada, a partir de 2015 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2015, 13h29 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 13h29

IMG 20150422 WA0016

Atendendo ao Regulamento do NAPNE, publicado em Outubro de 2014, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Almenara teve sua equipe ampliada.

O NAPNE é um núcleo consultivo e de assessoramento, vinculado à Direção Geral, e que articula as diretrizes da política de educação inclusiva. O atendimento do Núcleo é voltado especialmente para os alunos com deficiência; Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD); altas habilidades e superdotação, com objetivo de promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade, além de buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais.

O Núcleo reorganizou a equipe que já contava com a colaboração da Assistente Social, Bruna Queirós, da Psicóloga Fabrícia Diamantino, e da Professora Isabela Diamantino, passa a contar também com a Técnica de Assuntos Educacionais, Marilene Sarmento; a Pedagoga Jucielle Macedo; a Auxiliar de Biblioteca, Sulamita Medina, e a professora Nilda Loiola. Nessa ocasião, foi realizada a eleição do Coordenador, Vice e secretariaria executiva, que passou a figurar da seguinte forma:

Coordenadora: Bruna Tatianne Moura de Queirós

Vice coordenadora: Marilene Sarmento Cardoso

Secretária: Jucielle Macedo Alves

Após a eleição, a equipe se reuniu com o Departamento de Ensino, Núcleo Pedagógico, Coordenadores de Curso e Setor de Registros Escolares e com o Corpo Docente do Câmpus,  a fim  de apresentar o que é o NAPNE, seus objetivos e público alvo, bem como as situações dos alunos do Campus que apresentam necessidades educacionais especiais,  para juntos, buscarem alternativas coletivas para o atendimento dos alunos público deste.

A reunião proporcionou um momento fecundo de discussões e troca de experiências, bem como de sugestões para o planejamento do atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais - situações identificadas em parceria com o Setor de Registros Escolares do Campus e apresentadas aos docentes.

NAPNE REUNIÃO COM PROFESSORES

Como encaminhamento, ficou definida a construção de um Plano de Atendimento Individual  direcionado aos alunos com necessidades educacionais especiais, a ser construído coletivamente, envolvendo os docentes, Núcleo Pedagógico, e NAPNE, de forma a repensar metodologias de ensino, flexibilizar e adaptar o currículo escolar. O propósito deste Plano é garantir que os alunos com necessidades educacionais especiais tenham o direito de ingressar, permanecer e concluir com êxito seus estudos no IFNMG, levando-se em conta suas habilidades.

Contato do NAPNE: (33) 3508 1106

Criado em:  22 de abril de 2015.