Portal IFNMG - Seguem abertas inscrições para Processo Seletivo e Vestibular Ir direto para menu de acessibilidade.

Seguem abertas inscrições para Processo Seletivo e Vestibular

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h24 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h34
imagem sem descrição.

Seguem abertas, até 20 de dezembro, as inscrições para 1º Processo Seletivo e Vestibular 2016 do IFNMG, que vai selecionar alunos para 1.993 vagas de cursos técnicos e superiores presenciais, em em 11 cidades. O ingresso dos alunos será no primeiro semestre do próximo ano e os cursos são inteiramente gratuitos. As inscrições devem ser feitas neste portal eletrônico.

Os candidatos do Processo Seletivo deverão pagar taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 e os do Vestibular, de R$ 35,00. Pessoas oriundas de famílias de baixa renda, de escolas da rede pública ou bolsistas integrais em escolas da rede privada poderão pleitear a isenção da taxa, desde que façam a solicitação até o dia 2 de dezembro.

Vagas

Serão selecionados alunos para cursos nas seguintes cidades: Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Há 1.575 vagas para cursos técnicos, nas modalidades integrado ao ensino médio; concomitante ao ensino médio, para quem está cursando o segundo ou terceiro ano em outra escola; e subsequente ao ensino médio, ou seja, para quem já concluiu este etapa de formação. As novidades desta edição do Processo Seletivo são os seguintes cursos técnicos, recém-criados pelo IFNMG: Agrimensura, no Campus Araçuaí; Meio Ambiente, no Campus Diamantina; Agente Comunitário de Saúde, no Campus Janaúba; e Informática para Internet, nos Campi Janaúba, Porteirinha e Teófilo Otoni.

Em relação ao Vestibular, são 418 oportunidades, que correspondem a parte das vagas para cursos superiores do IFNMG no primeiro semestre de 2016. Os novos cursos são Tecnologia em Processos Gerenciais, no Campus Almenara; Sistemas de Informação, no Campus Arinos; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Araçuaí. No total, são 21 opções de cursos superiores.

Sisu

A outra parte das vagas em cursos superiores do Instituto será preenchida por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio. O calendário do Sisu ainda não foi divulgado pelo MEC.

Cotas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva 50% das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Provas

As provas do Vestibular acontecerão no dia 10 de janeiro, Os candidatos farão provas objetivas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e de matérias específicas, que variam de acordo com o curso pretendido, além de Redação.

No dia 17 de janeiro acontecerão as provas do Processo Seletivo. Os candidatos aos cursos das modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio farão provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática. No caso dos candidatos aos cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio, as provas também serão objetivas, versando sobre quatro grandes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

Os conteúdos programáticos das provas estão anexos aos editais do Vestibular e Processo Seletivo.

Acesse:

- 1º Processo Seletivo 2016 (para cursos técnicos) - Vídeo com informações em Libras, editais e link para inscrições

- 1º Vestibular 2016 (para cursos superiores) - Vídeo com informações em Libras, edital e link para inscrições