Portal IFNMG - Revista Multifaces abre chamada para o dossiê temático: Vivências e Experiências dos Programas Pibid e Residência Pedagógica na Formação de Professores Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 17h48 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 17h50

A Revista Multifaces está com uma chamada aberta para submissões ao dossiê temático: "Vivências e Experiências dos Programas Pibid e Residência Pedagógica na Formação de Professores". Os professores Josué Antunes de Macedo, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e Lailson dos Reis Pereira Lopes, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) são os organizadores.

Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos (artigos, relatos de experiência, ensaios, resenhas e entrevistas) em português, inglês ou espanhol. Todos os trabalhos deverão ser submetidos no site da revista e passarão pelo processo editorial da Multifaces (revisão por pares, em processo duplo-cego). A data limite para submissão é 31 de julho de 2024, e a previsão é que o resultado seja publicado no dia 31 de outubro de 2024.

O dossiê publicará no mínimo oito e no máximo doze trabalhos, sendo ilimitado o número de submissões para o público geral e o limite de até dois trabalhos aos organizadores. A proposta visa divulgar o impacto social e acadêmico desses programas, reconhecendo a essência do fazer docente.

“Os Programas Pibid e Residência Pedagógica, desenvolvidos com o apoio da Diretoria de Educação Básica da Capes, têm dado relevantes contribuições para a formação de professores e melhoria da educação no Brasil. Nestes programas são desenvolvidas várias pesquisas, objetos de aprendizagem e relatos. Entendemos a importância de tais programas no fortalecimento e aprofundamento da formação docente inicial e continuada e na ampliação da relação de corresponsabilidade entre a universidade e as escolas de educação básica nessa formação”, destaca o professor e um dos organizadores da chamada, Josué Macedo.

Clique aqui e faça a sua submissão.

Temáticas destacadas:

- Pibid e Residência Pedagógica como Espaço de Formação Docente;
- Práticas Docentes em Evidência no Pibid e Residência Pedagógica;
- Contribuições das Políticas Públicas na Formação Docente;
- Interrelações entre Pibid, Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado;
- Outros Tópicos Relacionados aos Programas.

Os trabalhos serão avaliados com base na aderência aos requisitos da Revista Multifaces, alinhamento à proposta temática do dossiê, além da relevância para os programas Pibid e Residência Pedagógica. Os estudos selecionados serão publicados no volume 6, número 3, entre outubro e dezembro de 2024.

“Esperamos receber manuscritos relacionados à temática de diversas regiões do país e assim contribuir para a difusão do conhecimento e das experiências vivenciadas no Pibid e Residência Pedagógica”, finaliza Josué.

Para mais informações e submissões, acesse o site da Revista Multifaces ou entre em contato por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MULTIFACES

A Revista de Ciência, Tecnologia e Educação Multifaces é uma publicação multidisciplinar on-line do IFNMG. É direcionada à comunidade acadêmica e sociedade civil e tem por missão promover a divulgação e o acesso a textos acadêmicos, trabalhos científicos e relatos de experiência em ensino e extensão.