Portal IFNMG - Projeto do IFNMG é aprovado pelo segundo ano consecutivo em edital da Setec/MEC para financiamento de oficinas 4.0 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 09h36 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 09h54

O projeto Robótica e Gamificação nas Escolas Públicas, do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, foi aprovado pelo segundo ano consecutivo em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) de fomento de projetos de Oficinas 4.0 para capacitação de estudantes, no âmbito das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por meio do Edital nº 83/2022, a Setec/MEC selecionou 40 propostas que receberão recursos financeiros.

O projeto aprovado pelo IFNMG propõe a oferta de oficinas de introdução à robótica e à programação para alunos das escolas públicas da região de Teófilo Otoni, com o intuito de despertar o interesse desses jovens pela área de tecnologia. Essa é uma área com defasagem de profissionais em todo o mundo e mostra-se uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal para os jovens de baixa renda de todo país, de acordo com os proponentes do projeto, o professor Ivan Carlos Carreiro Almeida e o diretor de Administração do Campus Teófilo Otoni, Pedro da Silva Simões Filho.

De acordo com eles, em 2023, irão aproveitar a experiência adquirida com a realização das oficinas em 2022 para expandir ainda mais o atendimento a alunos de escolas de baixa renda de Teófilo Otoni e cidades vizinhas. Para tanto, receberão recursos de R$ 60 mil para financiar bolsas e R$ 27 mil para insumos e equipamentos.

A seleção dos bolsistas, estudantes do IFNMG, que irão compor a equipe do projeto acontecerá no final de janeiro. Serão dois bolsistas de cursos superiores e dois de ensino técnico de nível médio.

A execução do projeto iniciará em março de 2023, com previsão de acontecer ao longo de dez meses.