Portal IFNMG - Gestão Empreendedora do Campus Teófilo Otoni tem nota máxima na avaliação de reconhecimento de curso do MEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Gestão Empreendedora do Campus Teófilo Otoni tem nota máxima na avaliação de reconhecimento de curso do MEC

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 10h18 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 10h53

NOTA 5 NO MEC jpgeO curso superior de Tecnologia em Gestão Empreendedora do IFNMG-Campus Teófilo Otoni obteve a nota 5, ou seja, a nota máxima na avaliação de reconhecimento de curso feita por comissão do Ministério da Educação (MEC). A avaliação de reconhecimento é o primeiro ato regulatório de um curso superior, que acontece após o curso ter mais de 50% do desenvolvimento da carga horária da primeira turma. O reconhecimento é uma das etapas da regulação de cursos superiores das instituições públicas de ensino e condição obrigatória para a validação dos diplomas. A próxima avaliação do MEC, em três anos, será de renovação de reconhecimento.

A visita de avaliação foi feita virtualmente entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, por uma comissão composta pelos avaliadores externos Yara Therezinha de Almeida Lozano e Marco Antônio Pereira de Abreu. A avaliação externa virtual in loco, com o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, é o novo formato instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para viabilizar a realização de avaliações externas mediadas por tecnologias no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com o relatório dos avaliadores do MEC, durante a visita, a Instituição “foi atenta às solicitações de forma irrestrita, mantendo o pessoal técnico, administrativo e de coordenação à disposição da comissão durante os dias de visita. Demais documentos que se fizeram necessários e solicitados durante os trabalhos foram prontamente atendidos”. Conforme salientado pela coordenação do curso, a durante a visita virtual, conseguiu-se estabelecer uma excelente parceria entre avaliadores externos e servidores do Campus.

O diretor do Departamento do Ensino Superior do IFNMG, Roberto Marques Silva, explica que o curso de Tecnologia em Gestão Empreendedora e o Campus Teófilo Otoni tiveram excelente desempenho nas três dimensões do instrumento de avaliação, que são a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura. Entre os pontos positivos destacados pelos avaliadores, o professor Roberto chama a atenção para o “excelente clima de trabalho proporcionado pela IES (instituição de ensino superior) e seus integrantes".

“Todos os servidores do nosso campus se empenharam para que a proposta se tornasse efetiva e pudéssemos alcançar o objetivo que nos colocamos a atingir”, exalta a diretora geral do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim. “Não existiria o curso de Gestão Empreendedora sem o empenho coletivo e sem sonhar com uma educação de qualidade e gratuita para a nossa região.”

Proposta inovadora

Quando exalta os esforços para efetivar a proposta do curso, a diretora Ana Cláudia faz referência a um esforço que foi um pouco além da implantação dos demais cursos superiores do IFNMG, pelo fato de que Tecnologia em Gestão Empreendedora é uma "criação" do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, uma proposta experimental.

O professor Roberto Marques explica que cursos em oferta experimental são cursos inovadores, demandados pelo mundo do trabalho, que já estão sendo ofertados, mas ainda não integram o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, pois não foram analisados pelo MEC. Sua oferta é regulamentada pela Resolução CNE/CEB nº 01/2014.

“A nota 5 vem como um atestado de que o Campus Teófilo Otoni acertou na construção dessa proposta curricular. E que o IFNMG tem muito a contribuir para o cenário educativo regional e nacional”, comemora o diretor do Departamento de Esino.

O curso é fruto de um projeto inovador e arrojado, com foco no desenvolvimento de novos negócios e tecnologias, por meio de uma formação multidisciplinar. Traz uma proposta adaptada para um contexto de formação gerencial e executiva para empreendedores, inventores e profissionais liberais, sob a convicção de que seu conteúdo e objetivos estão alinhados às novas demandas de uma sociedade que busca o empreendedorismo como forma de vida e às necessidades dos arranjos produtivos locais, que sempre estiveram presentes junto ao IFNMG em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O professor Gustavo Henrique Silva de Souza , atualmente diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, foi um dos idealizadores do curso e participou da concepção da proposta, que começou a ser gestada em 2018. Ele recorda uma das percepções iniciais que balizaram a ideia e que podem ser observados em qualquer lugar atualmente: muitos comerciantes que abrem negócios e não têm conhecimentos gerenciais, vários profissionais necessitando de formação gerencial porque são obrigados a empreender de alguma forma.

Em vez de um tradicional bacharelado em Administração, que, segundo o professor Gustavo, seria alternativa pouco viável para essas pessoas, foi proposto um curso de formação proativa, voltada para a inovação – tanto em relação ao comportamento quanto ao desenvolvimento de novidades para o mercado – e para a criatividade. O empreendedorismo, como ele explica, permeia todo o curso, do primeiro ao último período, tanto em termos de conhecimento acadêmico quanto da prática. “A ideia é formar pessoas para serem donas de seus próprios projetos.”

 

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empreendedora
Modalidade: Presencial
Ano de implantação: 2019
Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
Forma de acesso: Processo Seletivo de Cursos Superiores (que está com inscrições abertas)
Turno de funcionamento: Noturno
Tempo para integralização do curso: Prazo mínimo para integralização curricular de 2 anos e meio (5 semestres) e prazo máximo de 4 anos (8 semestres).
Para mais informações, clique aqui.

Fim do conteúdo da página