Portal IFNMG - Projeto de Extensão Rio Vivo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão Rio Vivo

Publicado: Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 15h47 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 13h34

 

Projeto de Extensão Rio Vivo

O projeto de Extensão Rio Vivo foi idealizado para apoiar as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Teófilo Otoni (SMMADS), liderada por Janaína Mendonça, ex secretária de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e também presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Afluentes do Rio Mucuri (CBH-MU1) que convocou parceiros para a missão de promover a revitalização das microbacias do Rio Todos os Santos através de ações de conservação e recuperação dos recursos naturais e que teve como meta prioritária a recuperação da primeira microbacia do córrego Piquiri que passa próximo ao IFNMG – campus Teófilo Otoni.

Então para esta missão o IFNMG foi convidado a participar das ações, através do professor Ivan Almeida, que é vice-presidente do CBH-MU1 e também secretário do Conselho de Meio Ambiente Municipal (CODEMA) junto com outros parceiros como o SENAR e a UFVJM. O projeto foi inaugurado no dia 27 de maio de 2021, no mesmo dia em que foi realizado o primeiro plantio no Bosque da Memória Dona Dulce Araújo, em homenagem às vítimas do Covid-19, onde foram plantadas mudas nativas de espécies da Mata Atlântica.

Também foram efetuadas ações de mobilização social e conscientização sobre a coleta seletiva e cuidado com o meio ambiente. Foi realizada uma expedição do Rio Vivo no Córrego Piquiri e foi assinado o decreto para criação do Parque Municipal e a implantação das demais áreas de lazer e bem-estar para as comunidades. Foram realizados plantio de centenas de mudas às margens do Córrego Piquiri em um grande mutirão com a comunidade local e a marcação de curvas de nível para futuras confecções de terraços como técnica para conservação do solo das áreas ao redor do corpo hídrico.

Além disso, o projeto Rio Vivo apoiou o projeto Cidadania e Água Limpa realizado pelo Internato Rural (Associação Educacional Evangélica Luterana) o qual promoveu ações de educação ambiental principalmente voltadas para a preservação da quantidade e qualidade das águas nas bacias hidrográficas, promovendo exposições na praça Tiradentes que é a principal praça da cidade e na AGRIVALES (Feira da Agricultura Familiar e Agronegócio dos Vales). O projeto contou com três bolsistas do curso técnico em Agropecuária, Clara Isabele Sucupira, Maria Victoria Oliveira e Miryan Amaral, coordenadas pelo professor Ivan Almeida e pela Engenheira Hídrica Whinne Baroni e com a colaboração de diversos voluntários, principalmente da comunidade do bairro Viriato, voluntários da ONG Save the Green e da equipe técnica da SMMADS composta por, Janaína Mendonça, Joanne Jardim, João Garcia, Whinne Baroni, Uedio Silva e Tamires Mol.

Plantio de mudas nativas de espécies da Mata Atlântica no Bosque da Memória que fica às margens do córrego Piquiri no bairro Viriato, onde árvores foram plantas em homenagens as vítimas acometidas pela COVID-19.

Foto: Ana Luísa Ramos

Marcação de curva de nível para a confecção de terraços que é uma prática mecânica de conservação de água e solo.

Foto: Ivan Almeida

Expedição junto ao córrego Piquiri e assinatura do decreto de Criação do Parque Municipal em companhia do Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, e com a secretária de Meio Ambiente, Janaína Mendonça. Fotos: Dudu Hollerbach

Ação de mobilização social e conscientização sobre a coleta seletiva e cuidado com o meio ambiente no bairro Turma 38. Fotos: Miryan Amaral

Ação de mobilização social e conscientização sobre a coleta seletiva e cuidado com o meio ambiente no bairro Grão Pará, com voluntários do Save the Green e trabalhadores da ASCANOVI, apoiando o projeto ReciclaTéo. Foto: Carlos Eduardo

Fim do conteúdo da página