Portal IFNMG - Semana de Ciência e Tecnologia do IFNMG - Campus Pirapora promove o “Dedin de prosa, arte e cultura”, um encontro entre artistas e estudantes Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 21 de Dezembro de 2021, 17h46 | Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 08h14

Dentre as diversas atividades promovidas ao longo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG campus Pirapora 2021, aconteceu o “Dedin de prosa, arte e cultura”. O evento realizou-se no dia 16 de dezembro de 2021 em ambiente virtual e reuniu artistas, professores e estudantes com o objetivo de compartilhar experiências e aproximar a comunidade escolar do efervescente ambiente artístico da região.

O evento contou com a exposição de cinco destacados artistas locais: Adélio Brasil, Vinícius Ribeiro, Fabiane Ribeiro, Nalvinha e Elaine Ramos Gardel, que compartilharam as suas experiências e perspectivas sobre o passado, o presente e o futuro da arte em Pirapora. Eles apresentaram temas que vão desde as artes plásticas às artes visuais, passando pela música, pela participação em editais de projetos culturais, e sobre a importância do envolvimento da comunidade com a arte e cultura locais.

Além disso, o estudante João Normanha, bolsista do projeto de extensão Mapa de Culturas, apresentou a plataforma desenvolvida pelo IFNMG para cadastro e georreferenciamento dos agentes, eventos, projetos e espaços culturais da região, bem como uma orientação sobre como esse cadastro deve ser feito. A plataforma Mapa de Culturas da região de Pirapora pode ser acessada no link: https://mapadasculturas.ifnmg.edu.br/campus/pirapora.

joh 1.jpegPágina inicial do programa Mapa das Culturas do IFNMG, que envolve todos os onze campuses da instituição.

Para o Professor Jonathan Azevedo, idealizador do encontro e representante docente do Campus Pirapora na Comissão intercampi de Arte e Cultura, “o encontro sinaliza a intenção do IFNMG de maior aproximação com a comunidade artística de Pirapora e, também, o aceite dela.”

Ao final, os participantes puderam discutir de maneira livre temas diversos, desde os aspectos e desafios da profissão de artista, a arte que é produzida na região, os caminhos e o futuro da arte piraporense, e as estratégias que poderiam ser pensadas para que o IFNMG pudesse contribuir, apoiar e incentivar ativamente a arte piraporense. Segundo o professor Alfredo Costa, coordenador do projeto Mapa de Culturas em Pirapora, “iniciativas como essa são muito importantes para a região e, principalmente, para os nossos estudantes, pois lhes revela um mundo de possibilidades que vão desde o reforço de sua identificação com seu local de origem, até oportunidades profissionais e de empreendedorismo na área”.

Por fim, firmou-se o compromisso de se transformar o “Dedim de prosa, arte e cultura” em um evento permanente, em formato de fórum, para integração dos artistas e da comunidade piraporense, e para articular ações conjuntas com o IFNMG para desenvolvimento do setor na região.

jon 2.jpeg