Portal IFNMG - Professor do IFNMG - Câmpus Teófilo Otoni participa da XI RCC - Reunião de Classificação e Correlação de Solos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor do IFNMG - Câmpus Teófilo Otoni participa da XI RCC - Reunião de Classificação e Correlação de Solos

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2015, 10h22

eu traiado

Professor Ivan Almeida

O Professor do IFNMG – Câmpus Teófilo Otoni Ivan Carlos Carreiro Almeida participou da XI RCC – Reunião de Classificação e Correlação de Solos que ocorreu no estado de Roraima entre os dias 14 a 21 de Março. As RCCs tem o propósito de desenvolver um sistema unificado de classificação de solos, ajustado aos solos do país, desempenhado relevante papel no processo de desenvolvimento da taxonomia de solos do Brasil por reunir os principais pedólogos do país em torno de ecossistemas e solos pouco conhecidos e estudados. As RCCs contribuem para a uniformização de critérios e conceitos taxonômicos entre pedólogos.

pessoal no perfil
O evento constitui oportunidade única de congregar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo, promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite também, aos profissionais que atuam em outras regiões, o contato direto com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola, e ampliação dos conhecimentos sobre atributos, gênese, manejo e conservação dos solos.
A XI RCC abrangeu uma região de fortes contrastes ambientais, desde áreas de floresta e campinarana, até o domínio dos cerrados em ambiente amazônico.
Dada a recente publicação da terceira edição do SiBCS (EMBRAPA, 2013), a RCC de Roraima possibilitará validá-lo e prover conhecimentos importantes para o desenvolvimento de futuras edições, bem como estimular pesquisas em diferentes campos da Ciência do Solo.

trincheira
O evento possibilitou ao nosso professor Ivan Almeida a apreciação desde caracterizações físico-hídricas, químicas, físicas, micromorfológicas e mineralógicas, até avaliação da aptidão agrícola das terras; estudos esses que contribuíram para melhor conhecer os solos e ambientes da região e suas correlações com os do resto do Brasil, além de possibilitar o desenvolvimento novas parcerias científicas e de futuras pesquisas.

Fim do conteúdo da página