Portal IFNMG - ALUNOS DO CAMPUS PIRAPORA PARTICIPAM DE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE Ir direto para menu de acessibilidade.

ALUNOS DO CAMPUS PIRAPORA PARTICIPAM DE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2013, 20h55 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2013, 17h26

Alunos do Campus Pirapora na HEMOMINAS - Hemocentro Montes Claros - MG

No dia 15 de Julho de 2013, alunos do Curso Técnico em Segurança do IFNMG/Campus - Pirapora, participaram de ação solidária, promovida pelo professor Sérgio Ruiz através da Coordenaçao de Extensão do campus, para doação voluntária de sangue na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais - HOMOMINAS - Hemocentro de Montes Claros – MG.

Aluno no momento da doação

Doar sangue é uma das mais importantes e simples formas de ajudar a quem precisa. Todos os dias, os hospitais da nossa região recebem pessoas que precisam de transfusões de sangue para sobreviver, desde vítimas de acidentes anêmicos, até pacientes que passaram por cirurgias, por isso, os estoques dos hemocentros precisam ser repostos frequentemente.

Professor Sérgio Ruiz e alunos do curso Tecnico em Segurança do Trabalho

Os futuros técnicos em Segurança do Trabalho do Campus Pirapora acompanharam o processo de recepção no Hemocentro, assim foi possível observar neste processo, todo o cuidado com a segurança do futuro doador: Primeiramente, assistiram a uma palestra de conscientização, a seguir, foram encaminhados para triagem e entrevistas com médico, psicólogo e após rápida avaliação, fizeram a doação, muitos pela primeira vez. Alguns se inscreveram espontaneamente no banco de doações de medula óssea da instituição. Ao final do processo, o doador recebe em casa o resultado completo dos exame realizados em seu sangue, constando por exemplo, o tipo sanguíneo além da presença ou não de certos vírus, como por exemplo o vírus da Hepatite e o HIV.

Recepção dos alunos na Hemominas

Em cada doação, retira-se, de 400 a 450 ml de sangue. O volume equivalente ao do sangue doado é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após a doação. Os homens podem doar a cada intervalo de 60 dias e, no máximo, quatro vezes ao ano. As mulheres a cada intervalo de 90 dias e, no máximo, três vezes por ano. O saldo positivo é de que, após perceber que o processo é extremamente cuidadoso, seguro e indolor, uma única doação, conforme orientações recebidas no Hemocentro, pode salvar até 4 vidas e todos os que participam da doação, sobretudo os futuros técnicos, tornam-se multiplicadores dessa ação.

Informações: Professor Sérgio Ruiz

Assessoria de Comunicação / Campus Pirapora