Portal IFNMG - Professor do Campus Pirapora apresenta artigo em Portugal Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor do Campus Pirapora apresenta artigo em Portugal

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2013, 12h56 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2013, 17h15

No dia 21/02/2013 o Prof. José Sérgio Domingues apresentou um artigo com resultados iniciais de suas pesquisas de Doutorado na UFMG. O artigo trata de um Modelo Matemático proposto pelo professor, e que pode ser usado para aumentar a eficiencia da Ventriculectomia Parcial, que é uma cirurgia cardíaca para pacientes com Miocardiopatia Dilatada (uma doença do coração caracterizada pela dilatação ventricular, principalmente do ventrículo esquerdo) e conseguente comprometimento da função sistólica do coração, que é responsável pelo bombeamento de sangue do coração para todo o corpo.

O trabalho foi apresentado no 3rd Portuguese BioEngineering Meeting, realizado este ano na Cidade de Braga (em Portugal) e é uma parceria entre a Universidade do Minho, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico de Lisboa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade de Coimbra.

Documentos:

Poster de divulgação do trabalho

Artigo completo