Portal IFNMG - IFNMG Campus Almenara sediará o III Café Científico Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG Campus Almenara sediará o III Café Científico

Publicado: Domingo, 16 de Maio de 2021, 19h13 | Última atualização em Quinta, 20 de Maio de 2021, 11h02

O Café Científico é um evento destinado aos estudantes do IFNMG Campus Almenara, em especial àqueles que estão envolvidos em atividades de pesquisa, e aberto à toda a comunidade externa. É um momento para discussão de experiências e temas relacionados ao fazer científico, com ênfase naqueles essenciais à formação do iniciante na pesquisa e nas ciências. A 3ª edição do evento, com o tema “Ciência para salvar vidas”, ocorrerá nos virtualmente dias 20 e 21 de maio de 2021, será totalmente gratuita, e contará com emissão de certificados. O evento será transmitido pelo canal do IFNMG no YouTube.

Para abrilhantar o III Café Científico, o evento contará, no dia 20 de maio, com a presença da Prof. Dra. Xênia Macedo Souto que proferirá a palestra com o título Vacinas contra a Covid-19: fatos e fakes, que discutirá o panorama da COVID-19 no mundo, a importância das vacinas no combate à doença, e as informações confirmadas ou não pela ciência que tem circulado sobre o assunto. Também haverá a participação da Enfermeira Stefane Moura Cardoso, que proferirá a palestra Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19. As palestras ocorrerão das 19:00 às 21:00 e serão mediadas pelo Prof. Dr. Alfredo Costa.

No dia seguinte, 21 de maio, das 14:00 às 16:00 horas, o evento contará com a apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas por estudantes e professores do IFNMG campus Almenara e campus Diamantina, em sessões coordenadas, que serão mediadas pela Prof. Dra. Janaínne Nunes Alves.

Relembre as edições anteriores

A primeira edição do Café científico ocorreu em 2019 e foi organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CPPI) do campus Almenara, liderado pelo Prof. Dr. Ednilton Gama. Na oportunidade, foi realizada uma mesa redonda que agregou os docentes coordenadores e orientadores de projetos de pesquisa, além de estudantes bolsistas e voluntários, para discutir o fazer científico nos institutos federais.

A segunda edição do Café Científico, organizada pelas coordenações de pesquisa, de extensão, e pela direção de ensino do Campus Almenara, ocorreu no dia 18 de novembro de 2020, com a participação dos palestrantes Prof. Dr. Admilson Eustáquio Prates (IFNMG) e do Prof. Dr. Eldevan dos Santos Silva (Centro Universitário Guanambi FG e UESB-Campus Jequié).

Participação e emissão de certificados

A inscrição no evento será realizada gratuitamente pelo Sistema PHARUS (https://eventos.ifalmenara.com.br/iii-cafe-cientifico), desenvolvido pelo discente do IFNMG campus Almenara Caique Santos Cardoso, sob orientação do Professor Mestre Marcos Vinícius Montanari. Todos os participantes que efetivarem inscrição via sistema serão certificados após o evento.