Portal IFNMG - O IFNMG campus Teófilo Otoni oferta curso de Robótica Básica para alunos da rede pública de Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 18h20 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 18h29

Entre 03 de novembro e 10 de dezembro aconteceu a oferta do curso "Robótica Básica com Lego". O curso teve duração de 20h, ministrado de forma híbrida, com parte da carga horária dedicada à simulação com a ferramenta OpenRobertaLab, em aulas onlines síncronas, e parte dedicada à prática presencial com os kits Lego Spike Prime. Participaram desta oferta os alunos dos anos finais do ensino fundamental das escolas: Escola Municipal Irmã Maria Amália - EMIMA, Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida - EMNSA e a Escola Municipal Sidônio Otoni - EMSO.

O curso faz parte das ações dos projetos: Construtores do futuro - empreendedorismo e tecnologia aliados por um futuro de sucesso, coordenado pelo professor Luan Diego de Lima Pereira, e Robótica educacional como instrumento de empreendedorismo e inclusão, coordenado pelo professor Thiago Silva Miranda. Já foram ofertadas anteriormente outros dois cursos: "Robótica Básica com OpenRobertaLab" e "Introdução ao Arduino com o Tinkercad".

Estes projetos de iniciação tecnológica são voltados à formação de estudantes do ensino médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas de ensino, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, no contexto da economia 4.0, para produzir inovação e incentivar o empreendedorismo. A formação dos estudantes se dá através de cursos de curta duração, que utilizam as metodologias de aprender fazendo e aprendizagem baseada em problemas para adquirirem conhecimentos de programação, robótica, eletricidade, eletrônica, automação e modelagem 3D.

Os projetos concorreram e form aprovados em editais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação - SETEC/MEC, organizados pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Além da SETEC/MEC e do IFES, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Teófilo Otoni - SME/TO também é parceira dos projetos.

Além dos coordenadores, os projetos contam com uma equipe de bolsistas, composta por alunos do IFNMG campus Teófilo Otoni e pedagogo da SME/TO. Dentre os monitores estão os alunos de graduação dos cursos de Análise e Desenvolvimento de sistemas e Gestão empreendedora: Jackeline Monteles da Silva, Julio Gabriel da Costa, Larissa Guimarães Rocha e Marlone Junger Lima; alunos do ensino médio integrado em Informática: Gabriel Mol Barroso, Pedro Sérgio Filgueiras de Paula, Ramom Maisch de Morais, Saulo Lopes Ferreira, Thiago Zimerer Duarte e Vinicius Gomes; pelo multiplicador, pedagogo da SME/TO Igor Fernandes de Souza.

A seguir algumas fotos do encontro presencial nas escolas EMIMA, EMSO e EMNSA para prática de montagem e programação do Lego Spike Prime.