Portal IFNMG - IFNMG se une ao IF Sudeste MG e IF Goiano para lançar mestrado em rede de Zootecnia Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 10 de Março de 2014, 10h47 | Última atualização em Segunda, 10 de Março de 2014, 10h47

Os pró-reitores Frederico, Rogério e Fabiano, em visita ao IF Sudeste MG-Câmpus Barbacena (Foto: Site IF Sudeste MG-Câmpus Barbacena)

O IFNMG se uniu aos Institutos Federais do Sudeste de Minas Gerais e Goiano para elaborar o projeto de criação do mestrado em rede de Zootecnia. A organização desse mestrado é uma demanda da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A proposta será submetida ao Ministério da Educação até o dia 30 de maio deste ano.

“Todos esses institutos têm uma característica em comum, que é a área agrária. Resolvemos nos unir para haver a troca de informações entre professores e alunos”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG, Frederico Souzalima Caldoncelli Franco. Já o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, Rogério Mendes Murta, acredita que a soma dos esforços agora é necessária para a aprovação do programa: “Juntos somos mais fortes. Com esse curso, há a possibilidade de expandirmos nossos câmpus e criarmos novas oportunidades de pesquisa”.

Para criar o mestrado, seja necessária, ainda, a parceria dos institutos com as unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com as quais cada região está vinculada.

A ideia é que o aluno possa cursar disciplinas no formato da Educação a Distância e as matérias presenciais em um dos câmpus envolvidos na parceira. “Algumas disciplinas podem ser dadas pelos professores de cada câmpus. Outras serão transmitidas ao vivo, de uma das unidades para as outras. Em determinadas situações, será necessário que os estudantes se desloquem para um determinado lugar para conseguirmos fazer as aulas práticas”, explanou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva.

O MEC tem até o final do ano para avaliar o projeto. Em caso de aprovação, a primeira turma deve começar em março de 2015.

Fonte: Site do IF Sudeste MG - Câmpus Rio Pomba e Barbacena